sábado, 14 de julho de 2007

OS "grandes" MIRANDELENSES

A poucos dias do inicio dos campeonatos de Jet-Ski, a poucos dias do inicio das festas da cidade, a poucas semanas da grande "Noite Dos Bombos" e a poucas semanas da abertura de mais uma grande superfície comercial na nossa cidade, eis que chega mais um post de "OS "grandes" MIRANDELENSES", antes de isto tudo e de todos!

Neste post decidimos falar de um assunto sério, um assunto sério e grave, que interessa a todos os Mirandelenses e que devia interessar a todos os habitantes do distrito.

Estou a falar do Hospital de Mirandela, que faz parte do C.H.N.E - Centro Hospitalar do Nordeste, assim como os hospitais de Macedo e Bragança.

Não vamos dizer quem anda a ajudar a acabar com a saúde do distrito, porque todos vocês que estão a ler este post sabem perfeitamente de quem é que estamos a falar, e só não dizemos porque não queremos conflitos nem chatices com ninguém.
E não estamos a falar do actual Ministro da Saúde...
É de outra gente que em vez de ser pelo bem do distrito é só pelo bem de Bragança...
e os outros que se lixem.

O que é verdade e facto consumado é desde que o Hospital de Mirandela passou a C.H.N.E, a maternidade encerrou as suas portas, houve coisas que estavam para vir para o Hospital de Mirandela e que foram como que "desviadas" para a sede do C.H.N.E que é em Bragança, e mais recentemente o fecho da urgência médico-cirúrgica da meia-noite ás 8 da manhã, contrariando e "passando por cima" do protocolo assinado para a manutenção da urgência médico-cirúrgica, no mês de Abril, entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde do Norte, em que esteve presente o actual Ministro da Saúde.

De acordo com o publicado numa edição recente do Jornal Nordeste, durante o ano passado, a Unidade de Bragança atendeu 315 utentes, entre as 24 e as 8 horas, com dois cirurgiões em regime de prevenção à chamada. Já Mirandela, no mesmo período, fez, apenas, 234 atendimentos com um cirurgião em regime de presença física e outro em prevenção.

Acabando de ler isto dá-nos vontade de dizer uma coisa:

Se a Maternidade de Mirandela fechou e tinha mais partos do que a de Bragança, então porque é que agora encerram o serviço de cirurgia em Mirandela por só menos 81 pacientes do que em Bragança?

Mas se seguíssemos esta ordem de ideias de quem tem o maior número encerra a unidade, então desta vez calhava a Bragança encerrar as urgências médico-cirúrgicas da meia-noite ás 8 da manha, não acham?

E não é tudo, desde a ligação a Valpaços pelo IC, que Mirandela ficou muito mais perto a esses concelhos que fazem fronteira com o nosso, logo mais utentes se deslocariam a Mirandela.

E mais, o Hospital de Bragança como que está a "cair de podre por tão velho que é", sem comparação com o hospital de Mirandela no qual se têm feito obras de ampliação e requalificação do hospital.

Por isso que na altura do encerramento da maternidade, disseram que a Maternidade de Mirandela tinha mais e melhores condições do que Bragança.

Agora quase a terminar aqui ficam umas questões para as quais ainda não encontramos resposta. e como perguntar não ofende...

Afinal quem é que manda na saúde do distrito de Bragança?
O C.H.N.E? Ou será a A.R.S do Norte?

O Protocolo foi assinado entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde do Norte, e agora o C.H.N.E veio fazer o contrário.

Será que o C.H.N.E terá mais poderes que a própria A.R.S?
Ou será que o protocolo assinado só serviu para "deitar areia para os olhos"?
E o Governador Civil do Distrito, será que não faz nada?

Por isso Mirandelenses, vos aconselho que cuidem mais da vossa saúde, e que se não tiverem aconselhamos a que tentem arranjar uma "saúde de ferro" porque se vos dá uma recaída tipo ás 3 da manhã, então rezem, rezem muito para que quando cheguem ao hospital de Bragança ou Vila Real a vossa entrada num desses hospitais ainda seja com vida!
Porque se não resistirem vão logo para outro departamento do hospital que vocês já sabem qual é!
Enfim, isto é triste mas é o país que temos!

E assim acaba mais um post da rubrica, OS "grandes" MIRANDELENSES, uma rubrica que FALA SÉRIO, quando é preciso!

Até ao próximo post!

Este post também está disponível no blog oficial da rubrica OS "grandes" MIRANDELENSES, em http://osgrandesmirandelenses.blogspot.com