domingo, 25 de setembro de 2011

Distrito: Mais um furto de cobre


Esta tem sido uma semana recheada de casos de roubo de cobre, no distrito de Bragança. Esta madrugada, foi a vez do posto de transformação da estação de tratamento de águas das Aguieiras, no concelho de Mirandela, ter sido vandalizado, nomeadamente o transformador que foi completamente desmontado e ficou sem o recheio de cobre, causando um prejuízo de cerca de 15 mil euros e colocando em risco a abastecimento de água a cerca de oito mil pessoas.

Numa acção de rotina, uma equipa de inspecção da empresa Águas de Trás-os-Montes encontrou o transformador no chão completamente desmontado e já sem o cobre.“Durante a noite houve pessoas que foram lá, desactivaram o PT, fizeram o corte da corrente, desapertaram o transformador, atiraram-no de cima do poste para o chão onde desapertaram o que havia para desapertar para extrair o cobre que era o que lhes interessava” explica José Paixão, administrador da empresa.

Distrito: Militar da GNR alvejado


Um militar da GNR de Carrazeda de Ansiães foi alvejado a tiro na última madrugada, na zona da Saínça, à entrada na vila, mas não corre perigo de vida.O militar de 31 anos, natural do Franco, Mirandela, conduzia o jipe da patrulha nocturna quando, cerca das quatro da manhã, alguém escondido na berma da estrada disparou dois tiros de caçadeira, munida com zagalotes, que perfuraram a viatura e atingiram o guarda num braço e nas costas.

“Ás 3h50, uma patrulha de dois homens regressava a Carrazeda de Ansiães e foi atacada a tiro. Sofreu um atentado de dois disparos” explica o comandante da GNR de Bragança, acrescentando que “terá sido uma caçadeira de canos serrados e foi utilizado chumbo grosso, aquilo a que vulgarmente se chama zagalote”.“Temos um militar ferido com alguma gravidade, que sofreu uma intervenção. Não será de gravidade extrema, mas inspira alguns cuidados” salienta o Tenente-Coronel Sá Pires.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Desporto: Mirandela acolhe estágio de equipa de futebol Chinesa


A Cidade de Mirandela foi a escolhida pela a equipa de futebol Chinesa "Beijing Yeland San Gao Soccer Club" para realizar o seu estágio que ocorre entre os dias 19 de Setembro e 2 de Outubro.

De salientar que esta Equipa é a actual Campeã Nacional da China no escalão de Juniores Masculinos.

Em Mirandela está o "quartel-general" da delegação Chinesa que é composta por 27 Jogadores, 4 Treinadores, 1 Médico, 1 Professor e 1 Director que desempenha as funções de Chefe de Comitiva.

Política: Portas escolhe Doutel para coordenador nacional autárquico do CDS


Apesar de estar no governo de coligação com o PSD, nas autárquicas de 2013, o CDS/PP deve apresentar-se a concorrer sozinho na maioria dos municípios do distrito de Bragança. Quem o afirma é o novo coordenador nacional autárquico do partido.

No entanto, Domingos Doutel, que já foi duas vezes candidato à câmara de Mirandela, admite que possa haver casos pontuais de possível coligação com o PSD.“O CDS já teve um grande peso autárquico no nosso distrito, já tivemos cinco câmaras em 12.

Temos gente com muita qualidade para poder governar as câmaras e a nossa aposta é sempre para ganhar quando vamos a eleições” refere, acrescentando que “a ambição do CDS é ir a todas as câmaras sozinho. Temos de ouvir os militantes e se eles entenderem que é melhor irmos em coligação isso será estudado pela estrutura central do partido”.

Futebol: S.C.Mirandela joga com Vitória de Setúbal para a Taça de Portugal


Foi ontem realizado o sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, o Sport Clube de Mirandela vai defrontar "em casa" o Vitória de Setúbal da 1ª Divisão (Liga ZON Sagres)

Tal como aconteceu na época passada, o Mirandela chega até à 3ª eliminatória e joga no seu estádio com uma equipa do 1º escalão do futebol nacional.

A única diferença é que esta época o S.C.M. joga na 2ª Divisão - Zona Norte.

Em declarações à Rádio RBA, Pedro Monteiro, coloca a pressão do lado do adversário:

Região: Abre mais um troço do IP2


É mais um troço do IP2 que abre à circulação automóvel,o lanço Pocinho / Nó de Longroiva.

Tem uma extensão de 18 quilómetros e está integrado na concessão Douro Interior, que para além do IP2, inclui também o IC5.A conclusão deste troço do IP2 dá continuidade aos lanços já em serviço, entre a A25 em Celorico da Beira, Trancoso e Longroiva.

Em comunicado a Estradas de Portugal adianta que o lanço entre Junqueira e Bornes, será aberto ao trânsito no decorrer do mês de Novembro.
Desta forma a ligação entre a A25, em Celorico, e a A4, em Macedo de Cavaleiros, vai passar a fazer-se em condições de circulação e segurança acrescidas e poderá ser percorrida em muito menos tempo (cerca de 1H10 em vez das atuais 2H00).

Distrito: Autarcas contestam suspensão de extensões de saúde


A suspensão das extensões de saúde é um atentado à população mais idosa.É a reacção do autarca de Quintanilha, em Bragança à decisão do Governo de encerrar todos os serviços que não estão informatizados.

José Carlos Fernandes entende que se trata uma medida economicista. “Isso é uma desculpa de mau pagador. É mais uma medida de restrição” afirma, acrescentando que “é um atentado às pessoas idosas que residem no mundo rural, que são as que mais precisam”. “Isto não se compreende quando um computador portátil poderia resolver o problema, era só instalar o programa” entende.

O presidente da junta lembra que a rede de transportes públicos não é a melhor para que os doentes passem a deslocar-se à sede de concelho para uma consulta.Situação que vai afectar também os utentes do lar de idosos da aldeia.

Região: Obras do túnel do Marão retomadas em breve


As obras da Auto-estrada do Marão, que ligará Amarante a Vila Real, vão ser retomadas em breve. No entanto, ainda não há uma data precisa.Os trabalhos foram suspensos a 27 de Junho e deixaram cerca de 1400 trabalhadores com o futuro incerto.

Em causa está também o atraso da construção da auto-estrada entre Amarante e Vila Real.Em resposta aos deputados do PSD Adão Silva, Luís Leite Ramos, Luís Pedro Pimentel e Maria Manuela Tender sobre a suspensão das obras no túnel, o Ministério da Economia informa que está em contacto com a concessionária e o Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias para resolver o problema.

Distrito: C.H.N.E. tem dívida de mais de 25 milhões de euros


O Centro Hospitalar do Nordeste tem uma dívida superior a 25 milhões de euros, mais do dobro que há um ano atrás.

Deste total de dívidas, cerca de 11 milhões já estão por pagar há mais 360 dias pela administração responsável pela gestão dos hospitais de Bragança, Macedo e Mirandela.

São apenas alguns dados que constam do relatório das dívidas acumuladas relativas ao primeiro semestre, deste ano. O relatório das dívidas acumuladas até ao final de Junho deste ano, a que tivemos acesso, confirma um aumento superior a 14 milhões de euros de dívidas em apenas um ano.

Distrito: Extensões de saúde fechadas


Foi suspenso o serviço médico em todas as extensões de saúde do distrito que não estão informatizadas.Uma consequência da nova legislação publicada em Agosto e que determina a obrigatoriedade da prescrição electrónica.

Nos últimos dias, o Governo deu orientações para que o médico não se deslocasse às extensões de saúde.“A orientação saiu há poucos dias de que o médico teria de ficar na sede do centro de saúde em vez de ir para a extensão” avança o director executivo do ACES Nordeste.

“Entretanto fomos dando algumas respostas, pois ás vezes o médico ia e trazia os elementos para fazer a prescrição no centro de saúde a receita ia ter ás mãos do utente”.Vítor Alves admite que esta situação causa transtornos no acompanhamento de doentes.

domingo, 11 de setembro de 2011

Futebol: S.C.Mirandela está apurado para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal


O S.C.Mirandela está apurado para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, hoje venceu “em casa” a equipa do Sertanense FC por 4 – 2.

Logo aos 8 minutos da primeira parte, o Mirandela meteu a bola na baliza do adversário, mas o lance foi anulado por estar em situação de fora de jogo.

Aos 20 minutos da primeira parte o Sertanense marcou o primeiro golo da partida e as coisas começavam a ficar complicadas para o Mirandela, que viu os jogadores do Sertanense mais motivados devido ao resultado, e que efectuaram remates com algum perigo à baliza do S.C.M.

domingo, 4 de setembro de 2011

Futebol: S.C.Mirandela começa campeonato com empate (1-1) mas com grande exibição


O Sport Clube de Mirandela defrontou hoje o Futebol Clube de Famalicão, em jogo a contar para a primeira jornada do campeonato.

Num jogo bem disputado entre as duas equipas, o Mirandela entrou mal na primeira parte, também devido à "pressão" da equipa adversária nos primeiros 45 minutos.

O primeiro golo da partida foi marcado pela equipa do Famalicão logo aos 11 minutos da 1ª parte. O Mirandela tardou em responder e efectuou o primeiro remate à baliza do Famalicão com quase meia hora de jogo.

Aos 45 minutos da 1ª parte, Edu viu o segundo cartão amarelo por alegados protestos e foi expulso do jogo.
O Mirandela ia para intervalo a perder e com um jogador a menos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cidade: Prisão preventiva para assaltantes


Ficaram em prisão preventiva os dois elementos do casal que foi detido pela PSP na cidade de Mirandela por roubo por esticão. O casal foi detido na Alameda do Rio Tua, na sequência de um roubo por esticão de um fio em ouro que uma idosa tinha ao pescoço.

O objecto foi recuperado e devolvido à proprietária.
Os elementos do casal, com 30 e 38 anos, estavam ainda na posse de 13 doses de heroína e 280 euros em dinheiro que lhe foram apreendidos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Futebol: S.C.Mirandela joga com o Sertanense FC na 2ª Eliminatória da Taça de Portugal


O S.C.Mirandela já tomou nota do próximo adversário a enfrentar para a Taça de Portugal.

Domingo dia 11 joga no Estádio de São Sebastião com o Sertanense FC, equipa que à semelhança do Mirandela também está na II Divisão Nacional, embora o Sertanense jogue no campeonato da II Divisão - Zona Sul.

Esta 2ª eliminatória da Taça de Portugal, a desputar uma semana depois do inicio do campeonato, traz vantagem ao Mirandela de poder disputar estes 2 jogos (para o campeonato e taça) com o factor "casa". Porém, são 2 jogos muito complicados e com adversários que não vão facilitar, principalmente para a eliminatória da taça em que só uma das equipas passa á fase seguinte.

Se passar a equipa do Sertanense, o Mirandela iguala a prestação da época passada na competição, e depois com um pouco de "sorte" para não calhar no sorteio da 3ª eliminatória nenhuma equipa da Primeira divisão, pelo menos para "já".