sexta-feira, 30 de março de 2012

Distrito: Expo Trás-os-Montes quer ajudar a criar imagem de marca

A associação empresarial do distrito de Bragança, Nerba, vai reunir, entre 19 e 22 de Abril, os produtos de excelência transmontanos num evento que pretende ser o impulso para a internacionalização com base na marca Trás-os-Montes.

O presidente do Nerba, Eduardo Malhão, acredita que existem recursos para a região «dar o salto» e que o que falta «é uma visão global, de conjunto», que ajude na promoção e valorização. O primeiro passo para mobilizar agentes económicos e a sociedade em geral é a realização da Expo Trás-os-Montes, entre 19 e 22 de Abril, já apresentada à comunicação social, e na qual o Nerba espera juntar 100 expositores.

 Trás-os-Montes tem empresas «que competem com o melhor que existe na Europa», assegurou o dirigente, apontando o exemplo de duas fábricas de transformação de castanha, um produto que representa 30 milhões de euros anuais para a economia regional. «A castanha que, durante muito tempo, servia apenas de alimento para os animais, é hoje um dos principais meios de sobrevivência dos agricultores da região», sublinhou.

Distrito: Desemprego está a aumentar e o distrito de Bragança não é exceção

O desemprego está a aumentar no distrito de Bragança. Os números divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional no passado mês de Fevereiro dão conta de 7 900 desempregados em todo o distrito, mais 874 do que em igual período do ano passado.

Desde o final de 2011 que o desemprego tem vindo a aumentar no Nordeste Transmontano e são as cidades de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros que registam o maior número de pessoas sem trabalho.Para contrariar a subida do desemprego, o IEFP lançou um novo programa para incentivar as empresas a criar postos de trabalho.

O Estímulo 2012 foi apresentado esta quinta-feira, em Bragança. O delegado regional do Norte do IEFP, César Ferreira, sublinha que esta medida é destinada a desempregados inscritos há mais de seis meses nos centros de emprego.

Distrito: Bragança é o distrito do país com maior área ardida

Bragança é o distrito do país com a maior área ardida. Desde o início do ano foram destruídos 7630 hectares de floresta, mato e povoamentos.

Segue-se o distrito de Vila Real, onde foram destruídos 4 688 hectares nos primeiros três meses de 2012. Segundo o relatório publicado pela Autoridade Florestal Nacional, este ano foi atípico e arderam mais 12 400 hectares do que em igual período do ano passado. Fevereiro foi o mês em que se registaram mais incêndios e também ardeu mais área.

O incêndio com maior área ardida no distrito registou-se em França, no concelho de Bragança, onde foram destruídos cerca de 830 hectares.

Outro grande incêndio dizimou 500 hectares em Mofreita, no concelho de Vinhais.

Desde o início do ano foram registados no Nordeste Transmontano seis incêndios com uma área ardida superior a 100 hectares. Escrito por Brigantia (CIR)

Região: Obras da barragem do Tua devem começar em finais de Abril

As obras de construção da barragem do Tua só deverão regressar à normalidade em finais de Abril, princípios de Maio. Para já está a ser criado um novo acesso à frente da empreitada que está parada desde 23 de Janeiro, na sequência de uma derrocada de pedras que matou três operários.

 A informação foi esta sexta-feira, em Carrazeda de Ansiães, pelo director do projecto da barragem.António Freitas da Costa, à margem do lançamento do programa de apoio ao empreendedorismo no vale do Tua.

“Está-se a fazer uma caracterização da zona mais baixa, onde se deu o acidente, a ver as zonas mais estáveis para se tomarem as medidas técnicas adequadas para se conferir segurança a esse local.

terça-feira, 20 de março de 2012

Futebol: S.C.Mirandela vence A.D.Lousada por 2 -0 e sobe ao "pódio"


Mais uma vitória do S.C.Mirandela, desta vez por 2 a 0, no campo da A.D.Lousada.
Continuando a fazer uma grande época e a poucas jornadas do fim do campeonato, o Mirandela, a continuar assim, irá pelo menos segurar a manutenção no campeonato da II Divisão - Zona Norte.

Com esta vitória o Mirandela subiu assim ao 3º lugar do campeonato, aproveitando a derrota da equipa do Fafe (agora 4º) por 1 a 0 no campo do Vizela (11º).

Região: Cavaco Silva deixou uma palavra de confiança e incentivo aos transmontanos


O Presidente da República fez um périplo pela região transmontana. Em Mirandela, Cavaco Silva falou da confiança como chave para vencer a crise. Em Mesão frio incentivou os jovens a estudar e por Sabrosa apelou a uma estratégia para fixar a população no interior do país.

Dois dias, quatro concelhos, três manifestações a pedir ajuda do presidente e quatro temas: educação, saúde, solidariedade social e cultura. Cavaco veio a Trás-os-Montes para dizer ao país que o interior não pode ser esquecido. Em Mesão Frio falou de educação para dizer que o principal desafio é ajudar os jovens a concluir o 12º ano:

Região: Transmontanos apresentaram protestos e reivindicações a Cavaco Silva


Na visita a Trás-os-Montes Cavaco Silva ouviu as reivindicações dos transmontanos e recebeu alguns protestos.

Em Mesão Frio foram os 40 trabalhadores do Solar da Rede. O empreendimento fechou em Janeiro e os funcionários estão sem receber salário. “É uma pena que estejamos sem os nossos postos de trabalho. É uma vila com muito desemprego”, disseram alguns trabalhadores.

Em Mirandela representantes do movimento contra a retirada de utentes dos laboratórios convencionados conseguiram entregar um manifesto ao chefe da casa civil do presidente e depois acabaram mesmo por se cruzar e trocar umas palavras breves com Cavaco Silva:

sábado, 10 de março de 2012

Distrito: Obras paradas na Auto-Estrada Transmontana devem recomeçar segunda-feira


Só na próxima semana deverão recomeçar as obras de terraplanagens no troço da Auto-estrada transmontana entre o Azibo e Vale de Nogueira, no concelho de Bragança.

Fonte da concessionária confirmou que as obras têm estado paradas há mais de um mês por dificuldades de um sub-empreiteiro, que acabou mesmo por rescindir contrato com a concessionária. A empresa Silvino Luz Martins & Filho tinha naquela frente de obra mais de 50 trabalhadores, mas não tem disponibilidade financeira para os manter no terreno.

Região: Vandalismo afecta Ecopontos


Ecopontos e contentores de lixo indiferenciado foram vandalizados nos concelhos de Mirandela e Vila Nova de Foz Côa.

Na freguesia de Abambres, concelho de Mirandela, foram destruídos, pelo fogo, 2 contentores de indiferenciados e 1 corpo de ecoponto, neste caso, o contentor de papel e cartão.

Já na freguesia da Muxagata, concelho de Vila Nova de Foz Côa, ardeu um ecoponto completo, e um contentor para resíduos indiferenciados ficou completamente inutilizado.

Cidade: Tribunal da Relação confirma pena suspensa a obstetra de Mirandela


O tribunal da Relação do Porto confirmou a pena de três anos com pena suspensa a que uma médica obstetra tinha sido condenada, em Setembro de 2010, em Mirandela, por recusa de assistência no parto de um bebé, com nove anos de idade, que acabou por nascer com paralisia cerebral e uma incapacidade de 95 por cento.

Os juízes desembargadores não deram provimento ao recurso apresentado pela obstetra, pelo que agora os pais da criança já podem avançar com o processo de pedido de indemnização.

Dezassete meses depois do tribunal de Mirandela ter decicido condenar a médica obstetra, Olímpia do Carmo, por recusa de assistência no parto, o tribunal da Relação confirmou o acórdão, em resposta ao pedido de recurso, apresentado pela defesa da obstetra. Os juízes desembargadores consideraram que se a médica tivesse assistido a mãe, o menor não tinha nascido com sequelas.

Região: José Silvano à frente do desenvolvimento do Vale do Tua


O antigo presidente da câmara de Mirandela, José Silvano, foi nomeado director executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, entidade que vai gerir os milhões de euros das contrapartidas pela construção da barragem de Foz Tua.

O ex-autarca, que deixou o município transmontano no final de Dezembro, depois de 16 anos de presidência, confirmou que o novo cargo enquadra-se naquelas que sempre foram as suas pretensões, depois de abandonar as lides autárquicas: ficar ligado a projectos que contribuam para o desenvolvimento da região.

A agência faz parte das contrapartidas impostas à EDP pelos impactes da barragem em construção, há um ano, na foz do rio Tua com o Douro, no Nordeste Transmontano, e terá uma presidência rotativa por cada um dos municípios da área de influência.