sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Região: Rede de emergência médica reestruturada a partir de 1 de Outubro

A partir do dia 1 de Outubro entra em funcionamento a reestruturação da rede de emergência médica na região.Além da saída do helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros, fecha também a ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV), estacionada no centro de saúde Miranda do Douro.

Em compensação abre em Macedo de Cavaleiros uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV).O mesmo vai acontecer em Mogadouro.Para mais tarde fica o encerramento da SBV de Torre de Moncorvo e simultânea abertura de uma SIV em Vila Nova de Foz Côa.


Distrito: Hospitais propõem encaminhar doentes de oftalmologia para o Hospital São João ao fim de semana

Qualquer habitante do distrito de Bragança que necessite de cuidados de saúde da valência de oftalmologia durante o fim-de-semana e opte por dar entrada nos serviços de urgências dos hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros ou Mirandela, é encaminhado para uma unidade hospitalar do Porto. 
Foi a proposta que recebeu um habitante de Mirandela no serviço de urgência, que acabou por recusar, deslocando-se a uma clínica privada da cidade onde resolveu o problema de saúde em cinco minutos.

sábado, 25 de agosto de 2012

Desporto: S.C.Mirandela quer começar a época com vitória na Taça de Portugal

O plantel do Sport Clube Mirandela está pronto para o arranque oficial da temporada amanhã, fora, frente ao Merelinense, em jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal.

O treinador da equipa alvinegra faz um balanço positivo da pré-temporada, que arrancou há cerca de um mês, período em que a formação mirandelense realizou sete partidas, tendo vencido três, empatado outras três e perdendo apenas uma vez.

Vítor Maçãs admite que a formação mirandelense "ainda não estará no seu melhor, fruto das muitas alterações que sofreu a equipa, relativamente à época passada". Maçãs recorda que, depois da debandada de praticamente todos os titulares, o clube contratou 14 jogadores, o que "torna difícil conseguir assimilar processos e automatismos em pouco mais de um mês".

Cidade: Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela não vai encerrar

Volte-face no processo da escola de hotelaria e turismo de Mirandela.

A câmara de Mirandela e o Turismo de Portugal chegaram a acordo para manter a escola aberta, mas com apenas um curso de 25 alunos.

Provisoriamente, o instituto ainda vai garantir a atividade letiva e a coordenação técnico-pedagógica, mas, no futuro, a continuidade da escola está dependente da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional de Potencial Humano.

Depois da secretária de Estado do Turismo ter anunciado a intenção de encerrar quatro das 16 escolas de hotelaria e turismo do País, nomeadamente, Mirandela, Fundão, Santa Maria da Feira e Santarém, Cecília Meireles, fez saber da intenção do Governo em estabelecer contatos com as autarquias de Mirandela e do Fundão no sentido de estas poderem vir a assumir a gestão daquelas Escolas.

Região: Construção da barragem de Foz Tua atrasa um ano

As obras de construção da barragem de Foz Tua vão atrasar um ano, devido ao abrandamento dos trabalhos acordado entre o governo e a UNESCO.

Na sequência das queixas apresentadas pelos ambientalistas, o organismo internacional pediu a diminuição do ritmo das obras até à apresentação do relatório que está a ser elaborado pela missão da UNESCO que visitou a região para analisar os impactos da barragem no Douro Vinhateiro Património da Humanidade.

A EDP esclarece agora que já procedeu à reprogramação da construção do empreendimento hidroeléctrico. O novo plano prevê que a barragem entre em funcionamento no terceiro trimestre de 2016, um ano depois da data prevista inicialmente.
Devido ao abrandamento dos trabalhos, a construção do paredão também foi adiada, o que diminui o número de trabalhadores em obra.

Segundo a EDP, estão actualmente em obra 335 trabalhadores, enquanto o cronograma inicial do projecto previa cerca de 800 para esta fase da obra.

Escrito por Brigantia

[Fonte: Rádio Brigantia]

Distrito: Hospitais de Bragança e Mirandela com TAC avariado

Depois de Mirandela, agora avariou também o TAC no hospital de Bragança.

Dos três hospitais que fazem parte da Unidade Local de Saúde do Nordeste o equipamento só está a funcionar em Macedo de Cavaleiros.

É para lá que estão a ser encaminhados todos os utentes que precisam de fazer este exame complementar de diagnóstico, seja em situações de urgência ou programadas.
A avaria tem causado um corrupio de ambulâncias e enfermeiros entre as cidades para transportar os doentes.

domingo, 19 de agosto de 2012

Cidade: Hospital Terra Quente com obras em fase de conclusão

As obras de construção do Hospital Terra Quente SA estão em fase de conclusão. Neste momento foi já iniciado o processo de formação dos colaboradores selecionados nesta primeira fase.

Esta unidade hospitalar de iniciativa privada, da qual a Câmara Municipal de Mirandela é um dos acionistas, tem como objetivo melhorar a oferta de cuidados de saúde especializados em toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Após a conclusão do processo de formação dos colaboradores, estará para muito breve a abertura ao público desta unidade hospitalar.

[Fonte: Município de Mirandela]

Distrito: Reestruturação de Paróquias na Diocese de Bragança-Miranda também abrange concelho de Mirandela

Foram constituídas 40 novas Unidade Pastorais na Diocese de Bragança-Miranda que surgiram da necessidade de constituir equipas pastorais presididas por um pároco mas que integrem outros fiéis como diáconos, religiosos e leigos, que permitam, de forma organizada, desenvolver as atividades pastorais das várias paróquias reunidas numa Unidade.

Região: Autoestrada Transmontana com mais dois novos troços abertos

Dois novos troços da Autoestrada Transmontana abriram ao trânsito, disponibilizando aos automobilistas mais 20 quilómetros da nova via, cuja conclusão está oficialmente adiada para 2013, segundo informação disponibilizada pelas Estradas de Portugal (EP).

De acordo com a empresa, entraram ao serviço os troços entre o Nó de Justes e Nó do Pópulo, no distrito de Vila Real, e entre o Nó de Mirandela Norte e o Nó do Romeu, no distrito de Bragança.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Região: Autoestrada Transmontana renegociada

Está fechada a renegociação da subconcessão da Autoestrada Transmontana, com uma poupança de 81 milhões de euros para os cofres do Estado, anunciou ontem à noite o presidente da Estradas de Portugal.

A empresa conclui assim o segundo de seis processos de revisão de parcerias público-privadas rodoviárias para os quais foi mandatada pelo Governo, depois do novo acordo para a subconcessão da Autoestrada do Pinhal Interior.

Em entrevista à SIC Notícias, António Ramalho estimou que, se nada mudasse neste domínio, o endividamento poderia chegar, em 2020, aos 14 mil milhões de euros.

É a segunda renegociação de parcerias público-privadas rodoviárias concluída pela Estradas de Portugal, depois do acordo obtido na semana passada com a concessionária Ascendi para a subconcessão da Autoestrada do Pinhal Interior, que significou uma poupança de 485 milhões de euros.

Concelho: População do Cachão invade unidades fabris

A população do Cachão, em Mirandela, invadiu ontem as instalações da Soduol e a Mirapapel, acusando estas unidades de porem em risco a saúde dos habitantes.

O deputado da Assembleia Municipal de Mirandela, Pedro Fonseca, diz mesmo que "estamos perante um crime de saúde pública". "O Ministério do Ambiente concluiu em 2010 que se trata de 16 poluentes neurotóxicos com potencial cancerígeno", explicou.

Desporto: S.C.Mirandela vence (0-1) Vila Real com golo de Danilo

O S.C.Mirandela venceu ontem o Vila Real por uma bola a zero no terceiro jogo de treino da pré-época. O golo dos alvinegros foi apontado pelo defesa direito Danilo, o jogador canarinho marcou de livre directo. Danilo chegou esta época ao clube.

Destaque ainda para o médio defensivo Alfonso, ex-Chaves, o jogador deixou bons indicadores. O jogador acabou abandonar a partida devido a uma lesão mas nada que preocupe o treinador.

Desporto: Rita Fins promovida à equipa principal do CTM Mirandela

Já começou a nova temporada desportiva do CTM Mirandela. A oficina de talentos já está a funcionar mas os treinos das equipas que militam na 1ª divisão nacional, feminina e masculina, só arrancam no final deste mês.

A novidade na equipa feminina passa pela subida da jovem Rita Fins à equipa principal que se completa com Anamaria Erdelije e Xie Juan que vai mais uma vez ter dupla função, treinador-jogadora.

Região: ULS Nordeste lidera ranking de dívidas à APIFARMA

A Unidade Local de Saúde do Nordeste continua a liderar o ranking dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde que mais tempo demora a pagar à indústria farmacêutica.

Os dados referentes a Junho divulgados no sítio da Internet da APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) revelam que a ULS do Nordeste, necessita, em média, de 1195 dias, para pagar.

Qualquer coisa como cerca de três anos e três meses. A diferença da Unidade Local de Saúde do Nordeste para a ULS da Guarda, que é o segundo pior na lista dos que mais tempo demora a pagar, já vai em 214 dias.

A ULS do Nordeste demora, em média, 1195 dias a pagar, enquanto a da Guarda precisa de 981 dias. Aliás se compararmos com o mês de Maio, a ULS do Nordeste aumentou em 47 dias o prazo médio de pagamento, enquanto a da Guarda diminuiu cinco dias no prazo médio de pagamento à indústria farmacêutica.

Desporto: S.C.Mirandela vai arrendar sede do clube

A direção do Sport Clube Mirandela decidiu colocar a arrendamento a sede do clube, com preferência para os ramos da restauração ou actividades turísticas.

O período de apresentação de propostas já abriu e termina no final do mês, como explica o presidente da direção, João Maria Santos:"Em reunião de direcção decidimos alugar o espaço.
As pessoas têm um mês para apresentar as propostas. Para nós será uma boa fonte de receita, uma ajuda que é sempre Benvinda".

A base de licitação para a renda mensal é de mil euros com um período mínimo de três anos.

A direcção espera poder contar com muitas propostas que serão abertas no dia 7 de Setembro, sendo anunciado o escolhido no dia 14 de Setembro.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Desporto: S.C.Mirandela quer um avançado e um central

O S.C.Mirandela ainda não fechou o plantel para a temporada 2012/2013. Vítor Maçãs pretende reforçar o ataque o mais rápido possível.

O eixo da defesa também necessita de mais um jogador: "Do ponto de vista dos treinadores nunca temos o plantel completo, queremos sempre mais. Penso que são necessários acertos.

Na linha da frente precisamos de alguém que ajude nas tarefas ofensivas e alguém para o sector defensivo".

Cidade: Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela vai mesmo fechar

Está confirmado. O Governo vai fechar a Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela (EHTM) que funciona há oito anos, em Carvalhais, com cerca de 70 alunos, a frequentar os cursos de cozinha e bar/restauração.

O Turismo de Portugal só está à espera de saber se a câmara de Mirandela aceita ficar apenas com a formação.

A secretária de Estado do Turismo disse, na Comissão de Obras Públicas e Economia, que vai encerrar quatro das 16 escolas de hotelaria e turismo do País, nomeadamente, Mirandela, Fundão, Santa Maria da Feira e Santarém.

Desporto: S.C.Mirandela joga com Merelinense FC na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal

A emoção da Taça de Portugal está de volta e a primeira eliminatória arrancará já no próximo dia 26 de Agosto, contando com o contributo de 130 clubes, que militam nos Campeonatos Nacionais da 2ª e 3ª Divisões.

Após o sorteio realizado na passada quinta-feira, no Auditório Manuel Quaresma, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, 100 dos emblemas participantes nesta primeira fase ficaram a conhecer os seus adversários, ficando os restantes 30 isentos destas primeiras partidas e, como tal, automaticamente apurados para a segunda eliminatória.

O S.C.Mirandela desloca-se ao Minho para defrontar o Merelinense FC, equipa que jogou na época passada no mesmo campeonato que o S.C.Mirandela (II Divisão - Zona Norte).

Dia 26 de Agosto marca o pontapé de saída na Taça de Portugal 2012/2013, prova em que o S.C.Mirandela fez história na época anterior.