sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cidade: Filha, marido e amiga foram detidos, suspeitos da morte de uma professora

A Polícia Judiciária de Vila Real anunciou esta quarta-feira a detenção de três suspeitos do homicídio de uma mulher, cujo corpo foi encontrado, em 2010, amarrado a uma pedra na barragem de Bagaúste.

As detenções - da filha, marido e amiga da vítima, com idades compreendidas entre os 48 e 67 anos de idade - foram efetuadas em Mirandela.

Futebol: Vítor Maçãs recusa-se a falar no futuro antes da partida com o Infesta

Vítor Maçãs diz que a campanha realizada pela sua equipa no campeonato nacional da 2ª divisão, que está a terminar, superou tudo e todos.

O treinador do Mirandela não revela se vai continuar ou não no comando técnico na próxima temporada, mas adianta que se sente bem no clube.

Distrito: Circulação rodoviária no IP2 cortada até 15 de junho

O trânsito entre os nós de Bornes e o da Trindade, no IP2 vai continuar cortado ao trânsito até 15 de junho.

O que inicialmente estava previsto ser até 24 de Abril, prolonga-se agora até meados de junho.

Recorda-se que, a chuva que caiu na região, danificou a passagem hidráulica e motivou a instabilidade de um talude no itinerário principal que liga os distritos de Bragança, em Macedo de Cavaleiros e da Guarda, em Celorico da Beira.

Cidade: Anestesista condenado a três anos de prisão com pena suspensa

O tribunal de Mirandela condenou, esta segunda feira, a três anos de prisão, com pena suspensa, um anestesiologista pelo crime de recusa de médico a uma mulher de 40 anos, que veio a morrer.

O médico anestesista José Alberto Carvalho foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 140 mil euros à família da vítima, que será paga de forma solidária com a Unidade Local de Saúde do Nordeste, que integra a unidade hospitalar onde ocorreram os factos naquela data.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cidade: Rastreio de AVC em Mirandela suscita dúvidas na população

A Mirandela TV teve conhecimento, através de pessoas que foram contactadas nos últimos dias por um número de telefone com indicativo de Lisboa, informando se estariam interessadas em fazerem rastreios de AVC, que se vão realizar amanhã entre as 10:00 e as 19:00 no Parque do Império, só aceitando casais.

A última vez que houve registo de tal atividade no distrito de Bragança, foi em Novembro do ano passado, em Macedo de Cavaleiros.

domingo, 21 de abril de 2013

Distrito: Mais diabéticos no distrito de Bragança

Tem aumentado o número de pessoas com diabetes no Nordeste Transmontano.

A constatação é da presidente da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança. Margarida Pires assegura que já estão identificados 10 mil diabéticos na região e não tem dúvidas que há ainda mais casos para diagnosticar.

A maioria dos portadores desta doença são idosos, mas Margarida Pires diz que há cada vez mais jovens com diabetes.

A Associação de Diabéticos dá apoio às pessoas com diabetes e, ao mesmo tempo, desenvolve acções de sensibilização que visam a prevenção desta doença.

Escrito por Brigantia
[Fonte: Rádio Brigantia]

Distrito: ULS do Nordeste faz rastreios para detectar problemas ao nível da fala

Detectar e corrigir problemas na fala antes de as crianças começarem a frequentar o ensino básico.

Este é o objectivo dos rastreios que estão a ser levados a cabo por terapeutas da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Região: Regionalização volta a estar em cima da mesa

A regionalização é um tema que volta a estar em cima da mesa. 15 anos depois do referendo, em que os portugueses disseram não à divisão administrativa do País, são as próprias entidades regionais que defendem o ditado "Dividir para reinar".

Cidade: Absentismo e abandono escolar são as principais preocupações da CPCJ

Nos primeiros três meses de 2013, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Mirandela já tem mais de 60% do total de casos registados em todo o ano de 2012.

Dos 37 processos já abertos no primeiro trimestre, mais de metade estão relacionados com casos de absentismo e abandono escolar. São apenas alguns dos números apresentados, ontem, em conferência de imprensa.

Concelho: Presidente da Assembleia de Suçães demitiu-se

O Presidente da Assembleia de Freguesia de Suçães, no concelho de Mirandela, renunciou ao mandato, alegando que foi efectuada uma reunião ordinária daquele órgão sem a sua presença.
João Rocha entende que se tratou de uma atitude "maliciosa" do Presidente da Junta de Freguesia, pelo que decidiu bater com a porta. Refira-se que ambos foram eleitos na lista do PSD.

O caso remonta ao dia 26 de Março, mas só agora, a Assembleia aceitou o pedido de renúncia. Nessa noite, estava marcada uma reunião ordinária da assembleia de freguesia, mas o presidente daquele órgão diz ter-se esquecido da hora da sessão.

domingo, 14 de abril de 2013

Cidade: Hospital Terra Quente reforça serviço de urgência

O Hospital Terra Quente (HTQ), em Mirandela, está a reforçar o serviço de Urgência para dar resposta à crescente procura na área do Atendimento Permanente.Manuel José Lemos, membro do conselho de administração diz que esta unidade hospitalar é um complemento ao sistema nacional de saúde.

Esta valência tem uma equipa constituída por um médico, um enfermeiro e um auxiliar em permanência.Manuel José Lemos explica o valor das taxas nos diferentes subsistemas de saúde. "O atendimento urgente implica o pagamento de uma taxa de 30,00 euros para clientes particulares, que incluem dois exames de diagnóstico, concretamente Raio X e Análises Clínicas.

Para os beneficiários da ADSE, a taxa moderadora é de 19,97 euros", refere o responsável.Esta unidade também tem vindo a alargar o número de intervenções cirúrgicas, nomeadamente no tratamento de cataratas, vesícula e cirurgia vascular.

Recentemente estabeleceu acordos com a PT e os CTT. O próximo passo é conquistar a convenção com o SAMS.

[Fonte: Rádio Brigantia]

Cidade: Candidato Socialista à Câmara Municipal de Mirandela trocou PSD por PS

Finalmente houve fumo rosa. A concelhia do Partido Socialista de Mirandela já escolheu o candidato para as autárquicas de Outubro deste ano.Na noite de quarta-feira, a comissão política concelhia aprovou, por unanimidade, o nome do independente José Manuel Morais.

Natural de Mirandela, licenciado em sociologia, tem 59 anos, é inspetor da segurança social e já foi presidente da junta de Freguesia de Mirandela, entre 1997 e 2001, eleito pelo PSD. Atualmente, é membro da Assembleia Municipal, igualmente eleito nas listas do PSD.

Cidade: Juventude Popular acusa autarca de Mirandela de "atitude anti-democrática"

A juventude popular de Mirandela (JP) acusa o presidente da câmara de ter ignorado aquela estrutura alegando não ter sido convocada para integrar o conselho municipal de juventude, criado na semana passada.

O líder da comissão política da JP diz não ter recebido qualquer convocatória nesse sentido. Ricardo Garcia considera que se trata de uma "atitude anti-democrática repudiável" de António Branco.

Confrontado com estas acusações, o presidente do Município garante que foi enviada correspondência para a estrutura concelhia da Juventude Popular, tal como para todos os restantes partidos com assento na Assembleia Municipal. António Branco considera que o problema está na "falta de organização interna do CDS/PP".

Uma "troca de galhardetes" entre a JP e o presidente do município.

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Cidade: Alegações finais no caso do anestesista acusado do crime de recusa de médico

O Ministério Público pede condenação até cinco anos, mas com a execução da pena suspensa, para o anestesista acusado do crime de recusa de médico a uma mulher de 40 anos que teve problemas após uma intervenção cirúrgica e que veio a morrer, no hospital de Mirandela.
As alegações finais deste caso que já aconteceu há mais de seis anos decorreram segunda-feira .

O Procurador do Ministério Público diz terem ficado provados os factos de que o arguido é acusado. "Não devia ter saído para almoçar, quando estava em regime de presença física, não devia ter prescrito por telefone um medicamento à paciente e devia ter-se deslocado de imediato ao recobro quando foi chamado pela primeira vez". Por estes argumentos, o MP pediu a aplicação de uma pena até cinco anos, mas suspensa na sua execução.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Concelho: Dourogás investe 4,8 milhões de euros em Mirandela

O Nordeste transmontano recebe uma das primeiras iniciativas privadas no mercado liberalizado de gás natural. A Goldenergy, empresa do grupo Dourogás, decidiu construir em Urjais (Mirandela), um Complexo de Gás Natural (CGN) que será inaugurado, amanhã, pelo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

A intenção deste investimento de 4,8 milhões de euros, financiado por fundos comunitários em cerca de três milhões, passa por "alcançar o mercado internacional de maior proximidade, como é o caso de Espanha, para além do espaço nacional e regional", explica o presidente da Goldenergy.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Região: Governo quer reduzir indemnização à concessionária antes de se apropriar da obra

O compasso de espera na retoma das obras do Túnel do Marão deve-se à tentativa do Governo de reduzir a indemnização que vai ter que pagar à concessionária para se apropriar da empreitada.

A justificação foi deixada em Bragança pelo secretário de Estado adjunto da Economia.Almeida Henriques garantiu que há 200 milhões de euros reservados no QREN para o Túnel do Marão, que também podem ser transferidos para a Auto-Estrada Transmontana. O governante assegura que há dinheiro para concluir esta obra.

A construção da Auto-estrada Transmontana já regista um atraso de quase um ano, mais evidente no troço entre Macedo de Cavaleiros e Bragança, que ainda está em obras.

Escrito por Brigantia
[Fonte: Rádio Brigantia]

Cidade: Homem acusado de lenocínio e auxílio à imigração ilegal em Mirandela

Um homem de 56 anos vai ser julgado pelos crimes de lenocínio e de auxílio à imigração ilegal, praticados em dois bares de alterne, no concelho de Mirandela.

Trata-se de um mega processo que já tem despacho de acusação e que deve começar em breve no tribunal de Mirandela e que tem arroladas 72 testemunhas.Um julgamento que se perspectiva moroso, dado o número elevado de testemunhas arroladas.