quarta-feira, 25 de junho de 2014

Autarcas desconhecem quais as escolas que fecham no distrito


Os autarcas transmontanos ainda não sabem quais as escolas que vão fechar no próximo ano lectivo. Nenhum autarca da região recebeu qualquer notificação do Ministério da Educação, para além disso, ontem, vários autarcas da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes tiveram uma reunião com Diretor Regional de Educação do Norte, para esclarecer o assunto, mas não foi dada qualquer informação se há ou não escolas do distrito de Bragança incluídas na lista para encerrar.

A lista inicial do Ministério da Educação assinalava 439 escolas primárias em todo o País, com menos de 21 alunos, que podiam fechar as portas, mas no passado fim-de-semana, o número divulgado foi reduzido para 311.

No entanto, nenhum autarca da região recebeu qualquer notificação do Ministério da Educação a confirmar esta situação e o assunto "também não ficou esclarecido na reunião de vários autarcas da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes com o Diretor Regional de Educação do Norte", revelou o autarca de Mirandela, António Branco.

António Branco lamenta que o assunto seja conhecido apenas pela imprensa, mas estranha que o Ministro da Educação tenha referido que este foi um processo negociado com as autarquias.
O autarca social-democrata reafirma que a posição do município e do próprio conselho municipal de educação de não aceitar a proposta já foi enviada ao Ministério.

Segundo a listagem inicial, eram 18 as escolas que corriam o risco de fechar no distrito: Nove no concelho de Mirandela: Abreiro, Cachão, Frechas, Lamas de Orelhão, Pereira, Romeu, São Pedro de Vale do Conde, Suçães e Vale de Salgueiro. Três no concelho de Vinhais: Ervedosa, Penhas Juntas e Vilar de Lomba. Freixiel, Seixo de Manhoses e Vilas Boas, no concelho de Vila Flor. Em Macedo de Cavaleiros, a de Chacim. Em Miranda do Douro, está em risco a de Palaçoulo e no concelho de Bragança pode fechar a básica nº 7.

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: