quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Mirandela e Bragança recebem evento internacional inédito em Portugal



A partir desta quinta-feira e até domingo, o nordeste transmontano acolhe um evento internacional inédito em Portugal. 

Trata-se do Smart Travel 14 que vai debater e refletir sobre o futuro das pequenas e médias cidades. Uma iniciativa conjunta da CORANE e da DESTEQUE, dois grupos de acção local, que inclui conferências em Bragança e Mirandela e ainda visitas guiadas a diversos locais da região.

A ideia nasceu de uma conjugação de esforços entre dois grupos de acção local: A Corane (Associação de Desenvolvimento dos concelhos da raia nordestina) e a Desteque (Associação de desenvolvimento da Terra Quente) com o intuito de encontrar recursos para uma causa comum: o desenvolvimento e promoção do território onde estão inseridos.

Petição contra as portagens na A4 entregue na Assembleia da República

[Foto: Jornal Público]

Foi entregue ontem na Assembleia da República uma petição contra as portagens na Auto-Estrada Transmontana.

A Comissão de Utentes de A4 reuniu seis mil assinaturas para que o assunto pudesse ser discutido no Parlamento. Nuno Filipe, da Comissão da A4, acredita que este é o momento ideal para debater esta questão no Parlamento, até porque há eleições no próximo ano.“É um momento importante dada a altura em que estamos que se aproximam eleições legislativas e é o quadro ideal para apresentar esta petição”, realça Nuno Filipe. 

Mirandela já tem Kartódromo Regional


Trata-se da concretização de um sonho de mais de 20 anos de Luís Esteves, um ex-emigrante, de 52 anos. 

Desde 1999 que Luís Esteves ambicionava investir numa pista de Karting, mas depois de várias tentativas só agora viu o projeto ser aprovado e apoiado por fundos comunitários.

Trata-se de um investimento de 200 mil euros, na pista, nas infra-estruturas de apoio e nos 12 karts, metade dos quais para crianças até aos 14 anos. Foi financiado em 60 por cento através do SP3 PRODER, abordagem Leader e contou com o empenho da Desteque, Associação de Desenvolvimento da Terra Quente, que acreditou na mais-valia deste equipamento na diversificação e qualificação da oferta turística do território.

A estreia da pista coube ao presidente da câmara de Mirandela. António Branco fica satisfeito por este investimento privado que rotula de importante para “maior atratividade e qualificação do turismo local”.

Mirandela passa a ter um kartódromo regional numa pista de 600 metros de extensão que fica situada junto ao aeródromo municipal.


Escrito por Terra Quente (CIR)

[Fonte: Rádio Brigantia]