A partir desta quinta-feira e até domingo, o nordeste
transmontano acolhe um evento internacional inédito em Portugal.
Trata-se do Smart Travel 14 que vai debater e refletir sobre o futuro das pequenas e médias cidades. Uma iniciativa conjunta da CORANE e da DESTEQUE, dois grupos de acção local, que inclui conferências em Bragança e Mirandela e ainda visitas guiadas a diversos locais da região.
A ideia nasceu de uma conjugação de esforços entre dois
grupos de acção local: A Corane (Associação de Desenvolvimento dos concelhos da
raia nordestina) e a Desteque (Associação de desenvolvimento da Terra Quente)
com o intuito de encontrar recursos para uma causa comum: o desenvolvimento e
promoção do território onde estão inseridos.
"Como utilizar de forma inteligente o turismo como setor chave para o desenvolvimento e prosperidade. Como incluir e associar a tecnologia à sustentabilidade e ao aspeto social e humano dos territórios de baixa densidade". São alguns dos temas em debate neste evento avançados por Vítor Pereira, diretor do Smart Travel 14.
A organização garante que estão reunidas as condições para o sucesso do evento, dado que as conferências em Bragança e Mirandela contam com a presença de "alguns dos mais influentes oradores e investigadores da atualidade no setor do turismo".
Os restantes dois dias do smart travel serão dedicados a mostrar o que de melhor a região tem para oferecer. Foram organizados packs dedicados a algumas das experiências mais interessantes
Nas experiências a região “oferece” mas também “recebe”, como é o caso da iniciativa de Arte Urbana, que leva a Bragança dois dos artistas urbanos mais conceituados no momento. A obra vai ficar para a posteridade, num mural da capital de distrito.
Esta quinta-feira, em Bragança, e sexta-feira, em Mirandela,
decorrem as conferências do Smart Travel 14, que já conta com mais de 500
inscritos, número que superou as expetativas da organização.
Site do evento: http://www.smartravel14.com/
[Fonte: Rádio Terra Quente]
Sem comentários:
Enviar um comentário