quinta-feira, 28 de março de 2013

Cidade: PS ainda sem candidato à Câmara de Mirandela

A sete meses das eleições, a concelhia do PS de Mirandela é mesmo a única do distrito que ainda não concluiu o processo.

Tem sido um processo com muitos precalços e muita indefinição que estão a deixar o presidente da Federação Distrital à beira de um ataque de nervos. Jorge Gomes já terá manifestado o seu desagrado à líder concelhia, Alzira Ramos, pelos sucessivos adiamentos na decisão da escolha do candidato e , segundo apuramos, pondera mesmo tomar as rédeas do processo nos próximos dias, dado que entende já terem sido ultrapassados todos os prazos razoáveis.

Há alguns meses chegou a estar em cima da mesa a hipótese de João Teixeira, atual presidente do Município de Murça, poder ser o candidato, mas o líder do partido, António José Seguro, terá dado indicação interna que não aceitava, em todo País, a presença de nenhum presidente de cãmara abrangido pelo limite de mandatos, como cabeça de lista dos socialistas às autárquicas deste ano.

Depois disso, a concelhia socialista de Mirandela terá feito o convite a José Baltasar Aguiar para ser o candidato, mas o empresário solicitou um prazo para responder ao convite.

Durante alguns dias, terá tentado reunir vários apoios para a eventual candidatura, entre eles o próprio João Luís Teixeira que teria mesmo uma proposta para ser o número dois da lista socialista, mas também esta solução foi rejeitada pela Nacional.

Depois disso, Jorge Gomes terá tentado convencer Adérito Pires a avançar como candidato, mas o advogado não se mostrou disponível, alegando razões profissionais.

Com esta situação de impasse, o PS arrisca a não ter muito tempo para escolher os candidatos ao município nem tão pouco às freguesias e com isso não ser possível capitalizar o excelente resultado obtido por Júlia Rodrigues, em 2009, que conseguiu o melhor resultado de sempre no concelho, elegendo dois vereadores.

Relativamente aos outros partidos políticos. Está confirmada a candidatura de António Branco pelo PSD. A concelhia já ratificou o seu nome, bem como a distrital e esta terça-feira será a vez da comissão nacional aprovar o nome do atual presidente da câmara.

O CDS/PP foi o primeiro a anunciar o candidato, em Janeiro. Trata-se de Carlos Pires, natural de Alvites, no concelho de Mirandela, que é atualmente o vice-presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. Ao que apuramos, também já estão escolhidos alguns dos candidatos à junta de Freguesia de Mirandela. Vai ser uma espécie de luta de confrades. No PSD, Rui Magalhães atingiu o limite de mandatos e avança José Almeida, que foi o juíz da confraria de Nossa senhora do Amparo, até Outubro de 2012, enquanto pelo CDS/PP será candidato Sílvio Santos, o atual juíz da confraria.

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: