sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Feira da Alheira de Mirandela este fim de semana na Alfândega do Porto

É um dos produtos tradicionais mais apreciados pelos portugueses, que a declararam vencedora das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa e é o tema central da Feira da Alheira de Mirandela, a decorrer no edifício da Alfândega do Porto, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

A Alheira de Mirandela tem conquistado um lugar de destaque na gastronomia portuguesa. A tradição na sua confeção e o paladar característico tornaram-na uma das referências da cozinha nacional e valeram-lhe, em 2013, o reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida (IGP). No entanto, a riqueza deste enchido passa também pela sua versatilidade e esta tem sido uma forte aposta dos fabricantes de alheira do concelho de Mirandela que têm diversificado de forma criativa e com qualidade o produto original. A Alheira Kids, a Alheira de Caça, a Alheira Vegetariana, a Alheira de Bacalhau, a Alheira Silvestre e a alheira adaptada para doentes com dieta hipossalina e rica em gorduras polinsaturadas (azeite) são apenas alguns bons exemplos da variação da Alheira de Mirandela original.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Alfândega do Porto será uma embaixada de Mirandela onde marcarão presença as melhores tradições transmontanas, desde a gastronomia de excelência, representada por restaurantes de Mirandela, ao artesanato e produtos de qualidade como o mel, o queijo, o vinho, o azeite, o pão e, claro, os enchidos, onde a alheira será a rainha.
A entrada é gratuita e os visitantes terão oportunidade de degustar e comprar estes produtos, além de participar no “Curso de Iniciação à Prova de Azeites”, em provas comentadas de alheira, azeite e vinhos e nos seminários “Internacionalização dos produtos de Trás-os-Montes”  e “O papel do azeite e da alheira na Dieta Mediterrânica e a sua importância na alimentação dos doentes em hemodiálise, doentes com insuficiência cardíaca e doentes com hipertensão arterial” com a participação do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Alimentar, Prof. Doutor Nuno Vieira e Brito. Tudo isto acompanhado pelo tradicional bom acolhimento transmontano e muita animação com grupos etnográficos de Mirandela.

Programa: 

Sem comentários: