quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Concelho: População de Mascarenhas não se conforma com a transferência da farmácia para a cidade

A população de Mascarenhas, não se conforma com o fecho da farmácia. Há cerca de um mês que a freguesia ficou sem este equipamento, tendo sido transferida para Mirandela, contando agora a cidade com 6 farmácias.

Com o envelhecimento da população e a falta de transportes publicos, são precisamente os mais velhos que se sentem prejudicados com o fecho da farmácia.

Comungando com as queixas dos moradores da sua freguesia, o presidente da Junta de Freguesia de Mascarenhas já reuniu com o presidente da Câmara de Mirandela para tentar reabrir a Farmácia, que por sinal mantem o nome Mascarenhas.

António dos Santos ficou triste e desiludido com as conclusões desta reunião.

O autarca de Mirandela, António Branco, confirma que a Câmara ainda não licenciou aquele espaço.

Apesar da farmácia, já ter fechado na sede da sua freguesia, o presidente da Junta de Mascarenhas promete continuar a lutar, alertando para a desertificação do mundo rural.

Nos termos da lei de deslocalização de Farmácias, dentro da área geográfica do mesmo município, a entidade proprietária de uma farmácia pode transferi-la para outro local. O INFARMED tem de autorizar previamente a deslocalização, o que aconteceu no caso da Farmácia de Mascarenhas. A autarquia foi contactada pelo Infamed para se pronunciar sobre este assunto, tendo a Câmara respondido que não concordava com a tranferencia da farmácia. Mas fê-lo fora de prazo.

Contactada, a proprietária da Farmácia Mascarenhas diz ter este processo obedecido a todas as normas, daí o Infarmed ter dado a autorização.

Já há reações quanto ao fecho da Farmácia em Mascarenhas. A Comissão Politica de Mirandela do CDS/PP, em comunicado enviado à nossa redação, manifesta a sua solidariedade para com toda a população que foi afectada com esta deslocalização.

O CDS/PP acusa o executivo da Câmara Municipal de Mirandela de incompetencia e leviandade no tratamento deste assunto. Luis Mosqueiro, vice-presidente da Comissão Politica de Mirandela, diz mesmo que foram colocados em primeiro lugar, os interesses pessoais e partidários em detrimento dos interesses de uma vasta população. Começando por criticar a falta de resposta, em tempo util, ao Infarmed.

A Farmácia em Mascarenhas foi uma das lutas de Luis Mosqueiro, que na altura era presidente de Junta desta Freguesia e lamenta que, com a deslocalização da farmácia para Mirandela, a autarquia esteja a estimular oextermínio do mundo rural.

O Vice-presidente da Comissão Politica concelhia do CDS/PP a dar voz à nota de imprensa que condena a saida da farmácia da aldeia de Mascarenhas, concelho de Mirandela.

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: