sexta-feira, 7 de março de 2014

Laboratório passa a centro de competências do azeite


O laboratório de apoio à atividade agro-pecuária de Mirandela deverá ser transformado num centro de competências do azeite a nível nacional.

Esta intenção foi manifestada, ontem, pelo Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar numa reunião, em Mirandela, com os representantes dos agricultores, autarcas e instituições de ensino superior da região.
De resto, Nuno Vieira e Brito confirma que as análises de sanidade animal vão ser concentradas no Vairão, justificando esta medida com a redução drástica, prevista para os próximos anos, das análises relativas à BSE, Leucose e brucelose, precisamente as que se realizam neste laboratório de Mirandela.

Segundo apuramos, só nos dois primeiros meses deste ano, o laboratório já realizou cerca de 40 mil análises de sanidade animal. No entanto, a partir de Abril, as análises deixam de ser processadas em Mirandela. Em alternativa, o Governo pretende criar um centro de competências do azeite que ainda está numa fase embrionária.

Para o presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes, a ideia é positiva, mas António Branco espera que se trate de um centro de âmbito nacional e não apenas regional.

Escrito por Rádio Terra Quente
[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: