quarta-feira, 12 de março de 2014

Seminário sobre as Memórias do Complexo do Cachão esta quinta feira no Auditório Municipal



O seminário “Memórias do Cachão” propõe um momento de reflexão sobre o projeto, iniciando-se com a projeção do documentário “CAICA – Memórias Sociais do Nordeste Transmontano”, um filme produzido pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT - IPB), evolui para uma tertúlia aberta, cujo contributo passará por reviver memórias, por questionar o presente do Complexo, desafiando-nos a pensar o futuro.



O documentário a exibir conta a história do CAICA (Complexo Agro-Industrial do Cachão), que surgiu na década de 60 por parte do regime, como necessidade de modernizar a agricultura e a indústria nacional.

Trás-os-Montes, uma região esquecida até então, foi inserida num plano de fomento com caraterísticas agrárias. Nesse programa governativo, destaca-se o nome do Eng.º Camilo de Mendonça, um transmontano de gema, nascido em Vilarelhos, no concelho de Alfandega da Fé.

Com a ajuda do estado novo planeou o Complexo Agro Industrial do Cachão, e uma série de projetos de sustento e apoio à infraestrutura.

O recinto industrial foi considerado um dos maiores centros de transformação de produtos agrícolas a nível europeu, transformando 80% do que era produzido na região, e exportando quase toda a matéria acabada.

CAICA – Memórias Sociais do Nordeste Transmontano, é um filme que visa captar as memórias, de quem teve trabalho e condições para trabalhar e, acima de tudo, de quem conheceu um nordeste diferente.

A entrada é livre.

Programa

14:00 | Sessão de Abertura

14:15 | Projeção do Filme
CAICA - Memórias Sociais do Nordeste Transmontano

15:15 | Pausa para café

15:30 | Memórias do Cachão
Doutor Albano Viseu
(Investigador/Historiador)

15:50 | Mesa Aberta
Prof. Doutor João Sobrinho Teixeira
(Presidente - IPB)

Eng.º António Branco
(Presidente da CM Mirandela)

Eng.º Fernando Barros
(Presidente da CM Vila Flor)

Dr.º Manuel Cardoso
(Diretor Regional de Agricultura e Pescas)

Eng.ª Ana Paula Pires
(Empresária “Solinor”)

Eng.º Luís Pereira
(Gestor “Ain - Agro Industrial do Nordeste, S.A.”)

Prof. Doutor Álvaro de Mendonça
(Docente - IPB)

Dr.ª Manuela Carneiro - Moderadora
(Docente - IPB )

17:30 | Encerramento
Prof. Doutor Luís Pires
(Diretor da EsACT - IPB)

Sem comentários: