quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tecnologia: Aplicação para iPhone ajuda a identificar cogumelos no Nordeste Transmontano

A Associação Micológica "A Pantorra" desenvolveu uma aplicação para iPhone, que vai servir como guia de campo para a apanha e identificação de cogumelos no Nordeste Transmontano.

A aplicação foi apresentada, no passado sábado, no XIV Encontro Micológico Transmontano.

Na primeira fase do projecto, "pioneiro" em Portugal, foi criada uma lista com 34 espécies de cogumelos, que foram fotografadas e identificadas pelos micólogos da associação "A Pantorra".
“A ideia original era criar uma aplicação que permitisse aos associados e ao publico em geral ter acesso a uma lista de cogumelos principalmente os que têm menos conhecimentos para que pudessem assim passar a conhecer”, explica o autor da aplicação Álvaro Monteiro.A cada fotografia está associada uma descrição técnica resumida, para que cada apanhador possa verificar, de forma rápida, se o cogumelo é, ou não, comestível.

De futuro, a aplicação será dotada de um sistema de GPS, para que os utilizadores, à medida que vão apanhando os cogumelos, possam fazer a marcação dos locais, para mais tarde consultar. Para já, a aplicação é apenas para iPhone, mas a Associação não descarta a hipótese poder vir a ser aplicada a outros smartphones.

A aplicação estará disponível gratuitamente na App Store, no próximo mês.

Escrito por Brigantia
 
[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: