quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tecnologia: Rede de Fibra Ótica vai cobrir o distrito de Bragança

No próximo ano, o distrito de Bragança vai ficar totalmente coberto com rede de fibra ótica.

Trata-se de um projecto da DSTELECOM, pioneiro em Portugal, e o maior de banda larga de âmbito rural.

Os concelhos de Bragança e Mirandela foram os únicos do distrito que ficaram de fora, por já haver um serviço idêntico, prestado por outras operadoras.



O presidente executivo da DSTELECOM diz que a implementação desta rede "vai ser fundamental para os empreendedores que queiram criar empresas" na região, pois vai permitir aos empresários "venderem os seus produtos para qualquer lugar do mundo, pela internet, sem estarem limitados nessa perspectiva". "Vai também possibilitar "a fixação da população e do talento", frisou o responsável.

Xavier Martin revela que, apesar do concelho de Bragança não fazer parte deste projecto, a empresa está em conversação com a Câmara da capital de distrito para instalar uma infra-estrutura digital complementar. "Estamos a trabalhar com a Câmara Municipal para conseguirmos instalar uma infra-estrurura digital complementar, de forma a poder levar a concelhos que estão de fora desta rede", concluiu.

Para além dos 10 concelhos do distrito de Bragança, existem mais 69 municípios do País, que vão ser cobertos por esta Rede de Nova Geração.

O projecto representa um investimento de cerca de 100 milhões de euros para a implementação de 9 mil quilómetros de fibra ótica, de Norte a Sul do País.

Escrito por Brigantia

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: