quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Concursos do Túnel do Marão relançados até ao final da semana

Abrem esta semana concursos para as obras do Túnel do Marão
[Foto: Jornal de Notícias]

A empreitada para conclusão do Túnel do Marão será relançada até ao final desta semana, anunciou esta semana a Estradas de Portugal (EP).

O documento da EP adianta que Sérgio Silva Monteiro garantiu o rearranque da processo de concurso público para a conclusão das obras no Túnel do Marão até ao final desta semana, após uma reunião de trabalho que se realizou na obra, com a participação de António Ramalho, presidente da EP; de Carlos Pina, presidente do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil; assim como de vários autarcas e deputados da região.


A empreitada para finalização desta infra-estrutura deverá exigir um investimento entre 170 e 190 milhões de euros e a taxa de comparticipação comunitária para este empreendimento está a ser renegociada por António Ramalho com as instâncias de Bruxelas e do BEI - Banco Europeu de Investimento.

"Com base no trabalho efectuado, a EP decidiu alterar o modelo de contratação da obra, optando pelo modelo de concepção/construção para o Túnel, que tem uma extensão de seis quilómetros, e por empreitadas por série de preços para os acessos Poente e Nascente, os quais têm uma extensão aproximada de 10 quilómetros cada", revela o referido comunicado da EP.

De acordo com a EP, prevê-se o início das obras para Agosto deste ano, perspectivando-se a conclusão global do empreendimento para o final de Dezembro de 2015.

"Este projecto permita a ligação da auto-estrada A4 Porto-Amarante à auto-estrada da subconcessão Transmontana Vila Real-Bragança e constitui ainda um acesso rápido à região de Zamora, complementando um importante corredor para as exportações", defende o comunicado da EP.

Após vários anos de paragens e problemas, a 18 de Junho de 2013, ocorreu a rescisão do contrato de concessão do Túnel do Marão, "tendo a EP assumido a gestão inerente ao desenvolvimento da concessão alvo de rescisão, bem como a transferência dominial dos bens e activos que integram a concessão".

Escrito por Diário Económico
[Fonte: Diário Económico]

Sem comentários: