domingo, 23 de fevereiro de 2014

Laboratório de sanidade animal de Mirandela deixa de fazer análises a partir de Abril

Está confirmado. O Laboratório de Sanidade Animal de Mirandela fecha as portas no dia 31 de Março. O diretor regional de agricultura do Norte quebrou o silêncio sobre este dossier e revela que a partir de Abril, as análises deverão passar a ser realizadas na unidade do Vairão, no Porto.

No entanto, Manuel Cardoso garante que os nove funcionários vão manter os seus postos de trabalho no âmbito da Direção Regional de Agricultura e que as análises ao azeite continuarão a ser realizadas em Mirandela.

Manuel Cardoso revela que esta unidade é o elo mais fraco da atual rede de laboratórios do País que ainda fazia análises à brucelose, leucose e a amostras de leite, que representam o maior número de pedidos da região, As restantes, necessárias à sanidade animal, "já eram encaminhadas para o Porto ou Lisboa, há alguns anos".


Para além de uma racionalização de custos, o diretor regional de agricultura do Norte avança que o fator que mais pesou para este encerramento fica a dever-se à "falta de recursos humanos nesta região"
Inaugurado há oito anos por José Sócrates, processava anualmente cerca de 380 mil amostras de sangue, mas Manuel Cardoso diz que a unidade "nunca teve todas as valências a funcionar, para além de que o edifício continua a estar subaproveitado e sofre de alguns problemas estruturais ao nível da construção".
Manuel Cardoso não se sente culpado pela perda de mais um serviço e até está confiante de que "será aumentado o investimento".

O diretor regional de agricultura refere-se ao centro de excelência do azeite que recentemente o secretário de Estado da Alimentação diz ser intenção abrir em Mirandela. A candidatura poderá avançar no quadro comunitário de apoio que vai entrar em vigor.

Os principais clientes do laboratório, as Organizações de Produtores Pecuários ainda não têm conhecimento oficial deste encerramento. Abreu Lima, vice-presidente da União dos ADS's de Trás-os-Montes repudia a medida e garante que não estão dispostos a suportar o eventual aumento de custos das análises.

Decisão estava tomada há mais de um ano

O encerramento do laboratório de sanidade animal de Mirandela já estava previsto há mais de um ano. Isso mesmo foi revelado ao presidente da câmara de Mirandela e aos dois deputados do PSD eleitos por Bragança numa reunião recente com o presidente do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), o laboratório de estado do Ministério da Agricultura. "O presidente do INIAV referiu que um grupo de trabalho já tinha sugerido esse encerramento há um ano e meio atrás, mas a mim nunca chegou tal informação", confessa o autarca.

Perante este dado adquirido, da perda de um laboratório com certificação de qualidade, António Branco lança o desafio para que a estrutura física "seja aproveitada para criar um centro de excelência ligado à carne, ao fumeiro e ao leite e dessa forma potenciar as raças autóctones que existem nesta região".

Para além de um possível centro de excelência ligado ao azeite, já avançado pelo secretário de Estado da Alimentação como possível para Mirandela, António Branco entende que o encerramento do laboratório "deve também dar lugar a novas valências ligadas à agropecuária".

Escrito por Rádio Terra Quente

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: