quinta-feira, 14 de julho de 2011

Região: Deputados temem que paragem de obras no Túnel do Marão afecte auto-estrada


A paragem nas obras do túnel do Marão pode vir a afectar também a Auto-estrada Transmontana. O receio é manifestado pelos deputados dos maiores partidos, eleitos para a Assembleia da República pelo distrito de Bragança.

Adão Silva e os restantes quatro deputados social-democratas dos distritos de Bragança e Vila Real enviaram mesmo ao Governo três perguntas sobre esta matéria.

“Entendemos que esta questão tem uma importância transcendental para a população transmontana e tudo tem de ser muito claro. A obra está parada e os prazos não deverão ser cumpridos. Por isso, temos de pedir esclarecimentos públicos ao Governo e pedir que intervenha, que seja diligente e que não deixe que estas situações caiam num impasse”, explica.

Num documento enviado ontem ao Governo, os deputados social-democratas pretendem saber quais as razões para a paragem das obras no túnel do Marão, decretada há duas semanas e pelo período de três meses, bem como se já decorreu alguma conversação entre o Governo e a concessionária, e o tempo provável para a suspensão da obra.

É que Adão Silva teme que haja uma contaminação da situação para as obras no distrito de Bragança.

“Tenho muito receio – e espero que tal não venha a acontecer – que haja uma contaminação para a Auto-estrada de Vila Real a Bragança e, já agora, na concessão do Douro Interior, IP2 e IC5.”

Da parte do PS, Mota Andrade lamenta esta suspensão das obras. Diz mesmo que está preocupado pela falta de justificação do Governo e acredita que o atraso será grande.

“Porque retomar uma obra daquela complexidade fará com que o prazo de conclusão da obra não seja de três meses mas perto de um ano. O que mais me preocupa é que a obra não arranque. E admira-me ainda não ter ouvido uma única palavra do Governo, do ministro da Economia e Obras Públicas sobre este assunto. Obviamente que é preocupante. Mas os transmontanos já estão habituados a que quando o PSD está no Governo não justifique as atitudes. E temo que venha a prejudicar a Auto-estrada transmontana, porque isto está tudo em rede”, diz.

Mota Andrade usa mesmo de alguma ironia, dizendo que a culpa é do PS, “que começou estas obras pelas quais tantas pessoas do Nordeste Transmontano lutaram”.

Recorde-se que as obras no túnel do Marão foram interrompidas há 15 dias. O projecto já leva um atraso superior a oito meses.

Escrito por Brigantia

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: