quinta-feira, 26 de abril de 2012

Distrito: Despiste no IP4 provoca um morto e um ferido grave

Um despiste no IP4, junto a Mós, no concelho de Bragança provocou esta madrugada um morto e um ferido grave. De acordo com a GNR tudo aconteceu faltavam 15 minutos para as duas da manhã, perto da pedreira de Sortes.

As vítimas são dois jovens de nacionalidade espanhola com cerca de 25 anos. A vítima mortal era o ocupante do lado, tendo o condutor sido transportado para o Hospital de Bragança em estado grave. Já esta manhã foi transferido de helicóptero para o Centro Hospitalar do Porto, para se submeter a uma cirurgia no rosto.

Distrito: Homem encontrado morto no Azibo

Um homem de 46 anos foi ontem encontrado morto na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros. Amândio dos Santos, natural da freguesia de Castelãos estaria desaparecido há três dias. O alerta foi dado por pescadores que estavam na zona. Joaquim Paradela, da Proteção Civil Municipal, adianta que o corpo deveria estar na água há mais de um dia.
Desconhece-se para já, as causas que terão levado à morte do homem. Mas segundo os habitantes da aldeia, o vizinho estaria a passar por problemas psicológicos.
Escrito por Onda Livre (CIR)

[Fonte: Rádio Brigantia]

Região: Unidade Local de Saúde do Nordeste teve o melhor desempenho a nível nacional

A ULS do Nordeste foi a que melhor desempenho teve nos primeiros dois meses do ano, com resultados positivos de três milhões e 400 mil euros.Os números são adiantados pelo jornal PÚBLICO.

Os resultados operacionais globais acumulados por trinta e sete hospitais e pelas unidades hospitalares que integram as sete unidades locais de saúde (SNS) atingiram os 50,5 milhões de euros negativos em Fevereiro, o que representa um agravamento de 33,1 milhões em relação aos 17,3 milhões registados em Janeiro.

Mas a ULS do Nordeste foi, das sete existentes, a que teve melhor desempenho em Janeiro e Fevereiro, enquanto a ULS do Norte Alentejano, com um buraco de 2.2 milhões de euros foi a que apresentou pior desempenho.

Em termos de centros hospitalares, o melhor é o de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, 4,2 milhões de resultado positivo.

Escrito por Brigantia (CIR)
[Fonte: Rádio Brigantia]

Distrito: Governo anuncia descentralização de serviços em Bragança

Descentralizar serviços é a nova medida do Governo para travar a desertificação do Interior do País. Este plano no âmbito da reforma da Administração Local foi anunciado, ontem, em Bragança, pelo secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, à margem das comemorações do 25 de Abril.

Paulo Simões Júlio diz que foi criada uma equipa para os assuntos do território há cerca de um mês e garante que os primeiros resultados vão ser conhecidos durante o mês de Maio.“Competências nas várias áreas.

O Governo no início de Maio vai apresentar as conclusões de um estudo piloto que começámos a fazer há cerca de quatro meses com as comunidades intermunicipais de Aveiro e de Minho e Lima ao nível da Reforma da Administração Local.

Distrito: Estudantes desistem do programa Erasmus devido à crise

Há cada vez mais alunos de ensino superior a desistir dos programas de mobilidade, como é o caso do programa Erasmus. A constatação é do presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. Sobrinho Teixeira, que é também presidente do Instituto Politécnico de Bragança frisa, que nesta instituição de ensino, que é a que tem mais estudantes em mobilidade a nível nacional, a taxa de alunos que desistiram de ir estudar para o estrangeiro neste tipo de programas ronda os 35 por cento.


“Dado que Bragança é, de longe, a instituição que tem um maior nível de mobilidade é que há um número de alunos a desistir superior àquilo que era normal nos anos anteriores. Naturalmente que essas bolsas são substituídas por outros alunos, porventura que possam ter mais recursos financeiros para poder suportar essa mobilidade”.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Desporto: Virgílio Gomes não se recandidata à presidência do S.C.Mirandela

Está decidido. Virgílio Gomes não se recandidata ao cargo de presidente da direção do Sport Clube Mirandela, nas eleições que vão decorrer, em Maio, lugar que ocupou nos últimos doze anos.

 Razões pessoais e profissionais estão na origem desta tomada de decisão que o próprio diz ser irreversível.

Virgílio Gomes que continua a negar que o seu futuro passe pelo cargo de diretor desportivo do Chaves.

Desporto: Paulo Roberto vai ser jogador do Belenenses

Paulo Roberto vai ser jogador do Belenenses nas próximas duas épocas.

O melhor marcador do Mirandela com 11 golos no campeonato diz estar muito contente com este grande salto na sua carreira.

 [Fonte: Rádio Terra Quente]

domingo, 15 de abril de 2012

Cidade: Primeiro prémio do Euromilhões registado em Mirandela

Há três meses, a mesma loja já tinha dado o segundo prémio do Euromilhões, para além de 100 mil euros na lotaria do Natal. Foi registada na tabacaria JM de Mirandela a chave premiada com mais de 53,7 milhões de euros relativos ao primeiro prémio do Euromilhões da passada sexta-feira.

Ontem, foi uma autêntica romaria à tabacaria instalada no Intermarché, uns por mera curiosidade, outros para aproveitar a onda da sorte e registar as suas apostas. Fernando e Isabel Santos, o jovem casal proprietário da loja não escondem a satisfação.

 "Quando recebi o telefonema da Santa Casa da Misericórdia a revelar que tinha sido registado aqui o primeiro prémio nem queria acreditar, pensei que fosse uma brincadeira", conta Fernando Santos. 

"Numa terra tão pequena sair uma quantia destas é uma enorme alegria, mesmo não sabendo quem é o feliz contemplado", acrescenta Isabel orgulhosa com esta maré de sorte nos últimos quatro meses, já que, em Dezembro, a tabacaria entregou cinco prémios de vinte mil euros, na lotaria do Natal, e em Janeiro foi ali registado o boletim do Euromilhões que continha o segundo prémio, no valor de 213 mil euros.

 [Fonte: Jornal de Notícias]

Distrito: PSP deteve 61 suspeitos de crime em três meses

No primeiro trimestre de 2012, a PSP deteve 61 cidadãos em diversas situações de flagrante delito, por vários tipos de crimes A PSP deteve no passado dia 5 de Abril, na Rua 1.º de Maio, em Bragança, em flagrante delito, um cidadão com 59 anos, natural do concelho de Macedo de Cavaleiros e residente em Bragança, por ter na sua posse um produto suspeito de ser heroína suficiente para 118 doses individuais.

O suspeito já cumpriu pena pelo mesmo tipo de crime. A detenção ocorreu na sequência de uma investigação em curso desde há alguns meses em que o detido é suspeito da prática de tráfico de droga. Uns dias antes, a 1 de Abril, a PSP já havia detido dois homens, de 33 e 58 anos, em Mirandela, por posse de arma ilegal e notas falsas.

Região: Freguesias rurais vão ser menos afectadas pela reforma administrativa

A reorganização de freguesias não vai ser tão grande nas áreas rurais. Isso mesmo foi garantido, numa entrevista exclusiva ao jornal Nordeste, pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. De acordo com o Governante, o objectivo também não é poupar dinheiro.

 Numa altura em que o Governo fomenta o debate sobre a reorganização do território que vai levar ao fim de algumas freguesias, Miguel Relvas, o Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares, aceitou explicar, em detalhe, ao Jornal Nordeste, o que se pretende, de um processo que ameaça gerar conflitos entre as populações.

 Na área específica do distrito de Bragança, Miguel Relvas sublinha que “a ‘redução de um número significativo de autarquias’, na expressão acordada entre o anterior Governo e a Troika, não faz a distinção entre regiões, natureza de municípios ou de freguesias.