domingo, 25 de setembro de 2011

Distrito: Mais um furto de cobre


Esta tem sido uma semana recheada de casos de roubo de cobre, no distrito de Bragança. Esta madrugada, foi a vez do posto de transformação da estação de tratamento de águas das Aguieiras, no concelho de Mirandela, ter sido vandalizado, nomeadamente o transformador que foi completamente desmontado e ficou sem o recheio de cobre, causando um prejuízo de cerca de 15 mil euros e colocando em risco a abastecimento de água a cerca de oito mil pessoas.

Numa acção de rotina, uma equipa de inspecção da empresa Águas de Trás-os-Montes encontrou o transformador no chão completamente desmontado e já sem o cobre.“Durante a noite houve pessoas que foram lá, desactivaram o PT, fizeram o corte da corrente, desapertaram o transformador, atiraram-no de cima do poste para o chão onde desapertaram o que havia para desapertar para extrair o cobre que era o que lhes interessava” explica José Paixão, administrador da empresa.

Com o posto de transformação vandalizado e sem energia, a empresa Águas de Trás-os-Montes teve de recorrer a medidas de emergência, mais concretamente a um gerador de emergência, para que não fique em causa o abastecimento de água a cerca de 8 mil pessoas dos concelhos de Mirandela e Vinhais, até que fiquem concluídos os trabalhos de reparação do posto de transformação daquela estação de tratamento de água.

José Paixão revela que o gerador de emergência, que já está em funcionamento, deverá ser suficiente para não se verificar a falta de água, mas admite que pode acontecer, em períodos de muito consumo, uma ruptura no abastecimento.“Obriga a usar medidas de emergência para garantir o abastecimento de água a cerca de oito mil habitantes do norte do concelho de Mirandela e do sul do concelho de Vinhais” afirma.

“Obriga à utilização de geradores de emergência e outros meios. Mas apesar disso não estamos livres que haja uma ruptura momentânea no funcionamento” salienta. O administrador da empresa Águas de Trás-os-Montes não avança com um prazo para que a situação fique definitivamente regularizada, falando apenas em alguns dias.

Quanto ao prejuízo causado por este roubo, José Paixão diz que só no transformador ronda os 12 a 15 mil euros, sem contabilizar todos os custos inerentes à implementação das medidas de emergência.“Estamos a falar de 12 a 15 mil euros no PT, mas as medidas de emergência que é necessário tomar para garantir o abastecimento ustam dinheiro e também é preciso contabilizar isso” aponta.

José Paixão revela ainda que este tipo de furtos de cobre no interior dos transformadores de estações de tratamento tem vindo a ser regulares nos últimos tempos e admite alguma incapacidade para aumentar a segurança, dado que são locais muito isolados e não é possível ter um segurança em cada estação de tratamento de água, acrescenta.

Escrito por CIR

[Fonte: Rádio Brigantia]

Link Original: http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5961&Itemid=43

Sem comentários: