quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Região: Obras do túnel do Marão retomadas em breve


As obras da Auto-estrada do Marão, que ligará Amarante a Vila Real, vão ser retomadas em breve. No entanto, ainda não há uma data precisa.Os trabalhos foram suspensos a 27 de Junho e deixaram cerca de 1400 trabalhadores com o futuro incerto.

Em causa está também o atraso da construção da auto-estrada entre Amarante e Vila Real.Em resposta aos deputados do PSD Adão Silva, Luís Leite Ramos, Luís Pedro Pimentel e Maria Manuela Tender sobre a suspensão das obras no túnel, o Ministério da Economia informa que está em contacto com a concessionária e o Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias para resolver o problema.

Mas o presidente do Sindicato da Construção de Portugal adianta que ontem houve uma reunião no Ministério da Economia, em Lisboa. O sindicalista diz que, no final, obteve a garantia do retomar dos trabalhos do adjunto do secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, João Dentinho.“Foi-nos dito que o ministério está a reunir com o dono da obra e com o empreiteiro geral para que o túnel reabra o mais rápido possível” adianta Albano Ribeiro, salientando que “é um prejuízo muito grande para o estado, para as empresas, trabalhadores e economia local”.

Segundo o sindicalista “o secretário de estado disse que isto não se pode prolongar por muito mais tempo, o túnel tem de ser reaberto o mais rápido possível”.Recorde-se que a concessionária suspendeu todas as frentes de obra por um período de três meses, que se completam na próxima semana, alegadamente devido a problemas financeiros.

Albano Ribeiro considera que mesmo assim não há razões para que as obras se mantenham paradas.“Não há razão nenhuma que justifique as paragens porque é uma infra-estrutura rodoviária importante para a região e para o país” afirma. “A Auto-estrada Transmontana está a ser feita com alguma intensidade pois há trabalhadores a fazer quatro horas-extra por dia e os túneis não podem ser um museu” acrescenta.

“Há milhões de euros já investidos porque um dos túneis já tem dois quilómetros e meio já feitos e por isso nós queremos os túneis reabertos o mais rápido possível porque 1400 trabalhadores ficaram sem trabalho”.A Auto-estrada do Marão representa um investimento de 350 milhões de euros e, neste momento, a sua conclusão, inicialmente prevista para 2012, já está atrasada mais de um ano.

Para além da actual paragem de três meses, houve mais duas motivadas por outras tantas providências cautelares interpostas pela empresa Águas do Marão, que se dizia prejudicada pela perfuração do túnel.

Escrito por Brigantia/CIR

[Fonte: Rádio Brigantia]

Link original: http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5939&Itemid=43

Sem comentários: