quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Região: Empresários e Politécnico de Bragança querem unir esforços


Os empresários do Sector do Turismo e Gastronomia da Região do Nordeste Transmontano receberam com agrado a disponibilidade do IPB em colocar os saberes da instituição, na investigação e materialização das ideias que vão surgindo nestes sectores. A Tarde empresarial do Concelho de Mirandela, em paralelo com o Dia Aberto do IPB aos Empresários, decorreu em Mirandela.

Para Artur Aragão, da Casa Aragão de Alfandega da Fé, é preciso agitar o mercado, inovando e chamando a atenção de potenciais clientes. A ajuda que o IPB pode dar na área da investigação é muito bem-vinda.Claro que é importante. A nível nacional, as grandes universidades têm sempre um grande centro de investigação”, lembra.A região tem potencialidades únicas e que não estão a ser devidamente aproveitadas.
 
A ideia é defendida por João Paulo Carlão, do restaurante Flor de Sal em Mirandela.“Temos aqui um diamante em bruto que tem todas as possibilidades de o lapidar. Temos produtos, gente, gastronomia, artesanato, paisagem. Temos é que unir esforços entre todos”, sublinha.A criação de um Centro de Estudos foi proposta por Vítor Pereira, da Conteúdos Chave.

Uma ferramenta importante no sector do turismo e gastronomia, pois é essencial conhecer o público-alvo e saber onde está.“Onde descobrir públicos, onde descobrir clientes. Não faz sentido andar a vender carne certificada e andar a promovê-la a vegetarianos.

Temos de saber quais são os públicos.”Mas, para Rui Paducho, empresário da restauração em Valpaços, na região ainda é preciso fazer tudo para se tornar num polo atractivo para turistas de um estrato social mais elevado“Hoje em dia não existe turismo nenhum. Qualquer pessoa que vem a Trás-os-Montes é porque já tem alguma afinidade com alguém. Quem vem no autocarro até trás o seu farnel.

Não tem poder de compra.”Opiniões de empresários que ontem estiveram à conversa com professores e dirigentes do IPB, numa tentativa de conjugação de ideias e saberes para a obtenção de estratégias de mercado e produtos que possam impulsionar o turismo e a gastronomia do concelho de Mirandela, bem como de toda a região do Nordeste Transmontano.

No final deste encontro com empresários, em Mirandela, o presidente do IPB salientou a necessidade de criar Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, salienta a necessidade de criar o hábito de procurar ajuda junto da instituição. O IPB pode criar respostas de inovação no sector do turismo e gastronomia.

O Centro de Estudos pode dar essa ajuda.“Surgiram algumas ideias e uma perspectiva de que haja no futuro mais interacção”, garante. Sobrinho Teixeira destaca ainda o surgimento de uma Plataforma de Turismo, tendo o Nerba como principal interlocutor“Para haver um interlocutor e para termos esta perspectiva de que os empresários têm de estar unidos e ter uma oferta com alguma expressão.”

Ficou ainda agendada uma reunião entre docentes da ESACT de Mirandela e Associação de produtores de alheira certificada de Mirandela, para procurar soluções que melhorem e impulsionem este sector.

Escrito por Terra Quente (CIR)

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: