quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cidade: Jovem de Mirandela conquista ouro na Bolívia

David Martins, de 15 anos, ganhou a segunda medalha de ouro em olimpíadas internacionais da Matemática. Desta vez, foi nas Ibero-Americanas.

"Muito feliz e surpreendido" com a vitória na competição realizada na Bolívia. Foi desta forma que o aluno do 11º ano do Mega Agrupamento de Escolas de Mirandela, reagiu à chegada à sua terra Natal, depois de uma semana intensa que culminou com a melhor participação de sempre de uma delegação portuguesa nesta competição.

Era o aluno mais novo da delegação portuguesa, mas nem esse fator pesou na hora de resolver os diversos problemas que constavam das provas que terminaram, no passado sábado, em Cochabamba.

Com apenas 15 anos, David Martins confessa que não estava à espera. "Penso que foi um pouco de sorte e também tivemos muito bons professores que nos apoiaram durante toda a fase de preparação desta prova", referindo-se aos professores do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, responsáveis pela preparação e seleção dos alunos."Fiquei bastante admirado, porque estava à espera de ter cerca de 30 pontos, quando na verdade obtive 38 em 42 possíveis", acrescenta David Martins, que ajudou Portugal a conseguir o melhor resultado de sempre nesta competição, desde 1990.

À medalha de ouro do David juntam-se mais três de prata e um segundo lugar coletivo na classificação, entre 18 países, o que valeu à delegação nacional a distinção com a Copa Puerto Rico, atribuída ao País com a melhor evolução na classificação nos últimos três anos.

Esta é a segunda medalha de ouro conquistada pelo aluno de Mirandela em Olimpíadas da Matemática, no espaço de dois meses. A primeira aconteceu, no final de Julho, nas Olimpíadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que decorreram, em São Salvador da Bahia, no Brasil.

David Martins confessa ser um apaixonado pela matemática, mas ainda não decidiu o que pretende seguir nos estudos. "A minha preferência passa pela área das ciências", diz.

Média curricular é coisa que não lhe falta. No ano letivo transato terminou o décimo ano com uma média de 19,4 Valores.

[Fonte: Jornal de Notícias]

Sem comentários: