sábado, 27 de outubro de 2012

Concelho: Vale de Gouvinhas acolhe primeira Feira da Azeitona e Mecanização Agrícola

A freguesia de Vale de Gouvinhas, no concelho de Mirandela, acolhe, este fim-de-semana, a primeira edição da Feira da Azeitona e Mecanização Agrícola.

A iniciativa parte da junta local e pretende valorizar o azeite e outros produtos da freguesia e dessa forma poder ajudar a fixar jovens na agricultura, refere Rui Sá, o presidente da junta de freguesia.

Rui Sá entende que ainda havia espaço para mais uma feira temática na região e que só podia ser dedicada à azeitona, dado que a freguesia de Vale de Gouvinhas já tem um largo potencial nesta fileira.

Diga-se que ainda nesta temática também está agendado um seminário técnico sobre a colheita e transformação de azeitona de mesa com a participação de vários professores do Instituto Politécnico de Bragança.

Para além da azeitona, o certame também é dedicado à mecanização agrícola e contempla um seminário sobre segurança no manuseamento de máquinas agrícolas, que visa não só a prevenção de acidentes como ainda aconselhar os agricultores sobre a melhor aquisição a fazer para a sua atividade.

"A Feira da Azeitona e Mecanização Agrícola de Vale de Gouvinhas" vai contar, sábado e domingo, com 25 expositores e paralelamente estão previstas outras atividades como uma montaria ao javali, um passeio pedestre, um curso de iniciação à prova de vinhos e outro de prova de azeite e azeitonas.

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: