sábado, 27 de outubro de 2012

Distrito: Escolas dos concelhos da Terra Quente Transmontana recebem peças de fruta e produtos hortícolas

Cerca de 1700 crianças que frequentam as escolas públicas do primeiro ciclo dos cinco concelhos da Terra Quente Transmontana, vão receber gratuitamente, durante todo o ano letivo, duas vezes por semana, uma peça de fruta e um produto hortícola.

Este é já o terceiro ano consecutivo que a Associação de Municípios da Terra Quente promove esta iniciativa fruto do programa comunitário "Regime de fruta escolar".

O programa permite que as 1732 crianças que frequentam as 28 escolas públicas dos concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães, Alfândega da Fé e Vila Flor tenham gratuitamente, duas vezes por semana, até ao final do ano letivo, fruta e produtos hortícolas certificados.

Manuel Miranda, secretário-geral da Associação de municípios da Terra Quente Transmontana refere quais os objetivos que este programa pretende atingir.
Este programa de regime de fruta escolar já está a ser implementado pela Associação de Municípios da Terra Quente há três anos consecutivos, dado que isoladamente os municípios teriam maior dificuldade em poder executar os requisitos que são exigidos.

Este programa foi instituído pela Comissão Europeia, implica um investimento de 20 mil euros, financiado a 70 por cento por fundos comunitários e os restantes trinta por cento têm a contrapartida nacional a cargo do Instituto Financeiro da Agricultura e Pescas.

Duas vezes por semana, o lanche das crianças da Terra Quente Transmontana que frequentam os estabelecimentos de ensino básico públicos será enriquecido com uma peça de fruta, de entre um leque de escolhas onde estarão presentes a maçã, pêra, clementina, tangerina, laranja, banana, cerejas, uvas, ameixas e pêssegos e ainda dois produtos hortícolas: a cenoura e o tomate.

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: