quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Distrito: Autarcas entregam acção principal contra saída do helicóptero do distrito

Os 12 autarcas do distrito de Bragança jogam mais uma cartada na justiça para tentar travar a saída do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros.

Esta manhã, o presidente da câmara de Torre de Moncorvo entregou no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela uma acção administrativa comum para fazer valer os direitos do protocolo, assinado em 2007, entre as autarquias e o Ministério da Saúde, que garantia o socorro aéreo em troca do encerramento nocturno dos centros de saúde.


Aires Ferreira, porta-voz dos autarcas, está confiante que a apreciação do tribunal será favorável às populações do distrito de Bragança.“Nós pensamos que temos razão. Do ponto de vista legal e do ponto de vista mora. Vamos mover esta acção e depois haverá uma apreciação do tribunal e esperamos que decida a favor das populações do distrito de Bragança”, defende o autarca.

Recorde-se que o helicóptero de emergência médica permanece em Macedo de Cavaleiros, na sequência do deferimento de um requerimento apresentado pelos autarcas a pedir o decretamento provisório da suspensão da medida do INEM até haver uma decisão definitiva do Tribunal sobre a providência cautelar.Para o autarca de Moncorvo, o facto de ter sido negado o interesse público invocado pelo Ministério da Saúde, é já uma primeira vitória, mas está consciente que o jogo ainda não acabou.“O decretamento para já é uma vitória, porque o que é certo é que ainda não foi retirado o helicóptero. Estamos a ganhar 1-0, agora o jogo continua”, afirma o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo.

Em relação à moeda de troca anunciada por Adão Silva, Aires Ferreira não concorda e insiste na manutenção do helicóptero.“Ganhar uma urgência em detrimento de um meio aéreo que já salvou vidas, não me parece grande moeda de troca.

O problema não está só em o helicóptero ir para Vila Real, é que a região Norte tinha dois meios aéreos e passa a ter só um. E também é preciso ter em conta a distância a que fica o helicóptero, por exemplo de Miranda do Douro, se for transferido para Vila Real”, lembra o autarca.

Declarações de Aires Ferreira, esta manhã, à saída do Tribunal Administrativo de Mirandela, onde os autarcas do distrito continuam a lutar para travar a saída do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros.
 
Escrito por Terra Quente
 
[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: