sábado, 15 de dezembro de 2012

Distrito: Acessibilidades são prioridade para Portugal e Espanha

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET, que engloba municípios do distrito de Bragança e as regiões de Zamora e Salamanca, em Espanha, já está a preparar o plano estratégico de cooperação para o próximo quadro comunitário.

Para tal decorreu esta quinta-feira em Bragança, um encontro em que foram debatidas as acessibilidades, a logística e o ordenamento do território de forma a definir linhas de orientação estratégicas, tendo em vista a apresentação de candidaturas.

As ligações entre os dois países são uma das prioridades."A continuação da A4 até Zamora é uma prioridade de curto prazo bem como a ligação do IP2 para Puebla de Sanábria e Léon tendo em conta a proximidade da data em que a alta velocidade ficará disponível em Puebla de Sanábria", refere o presidente da câmara de Bragança, acrescentando que "a continuação do IC5 até Zamora também nos parece essencial pois não pode ficar interrompido em Duas Igrejas".


Além disso "a ligação do plano para Salamanca também nos parece que tem de ser equacionada assim como nas questões ferroviárias nomeadamente a ligação do Porto para Salamanca e do Douro à Puebla de Sanábria".

Jorge Nunes salienta que o aeródromo de capital de distrito tem de continuar a ser objecto de afirmação no quadro das ligações aéreas regionais no espaço europeu."Promover os territórios requer boas acessibilidades pois os meios de transporte estão a generalizar-se e a custos acessíveis, mas não chegam onde não existiram aeroportos com capacidade para esse efeito", afirma o autarca.

"Entre Valladolid e o Porto são 400 quilómetros e não há nenhuma infra-estrutura de âmbito regional com vocação para este efeito e Bragança está exactamente no meio e pensamos que uma plataforma logística encostada a este aeroporto é essencial", conclui.

O plano estratégico de cooperação territorial deverá ser apresentado durante o primeiro semestre do próximo ano.

Até lá ainda vão decorrer mais duas reuniões: uma em Mirandela, sobre competitividade, e outra em Salamanca, sobre cooperação territorial.

Escrito por Brigantia

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: