Quem o diz é o presidente da Câmara de Bragança. Jorge Nunes assegura que tem garantias do secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, de que só vão ser portajadas as variantes a Bragança e Vila Real.
Precisa que o Tribunal reconheça o abandono da concessão da parte das empresas construtoras para poder intervir nas obras. Foi-nos referido que se esse processo não ocorrer em tempo oportuno, 200 milhões de euros de fundos comunitários que estão afectos ao Túnel serão transferidos para a Auto-Estrada Transmontana, o que corresponderá a um esforço financeiro menor da parte do Governo no pagamento à concessionária”, afirma o autarca.
O deputado socialista acusa o Governo de estar a adiar uma obra que é fundamental para toda a região Norte.
Primeiro porque é uma obra fundamental para todo o Norte do País. Mesmo em termos de tráfego para Espanha, para a Europa, é uma obra fundamental, porque dificilmente a gente do litoral irá para a Europa pela Auto-Estrada Transmontana se esse túnel não existir, porque é uma barreira natural o Marão”, justifica o deputado.
Trata-se de uma obra extremamente complexa, que precisa de monitorização e de acompanhamento constante. A par disso há um estaleiro e há um conjunto enorme de equipamentos caríssimos cuja sua imobilização vai custar milhões e milhões ao Estado, ou seja vai custar milhões e milhões a todos nós”, realça Mota Andrade.
O recomeço das obras no Túnel do Marão depende agora de uma decisão judicial.
Escrito por Brigantia
[Fonte: Rádio Brigantia]
Sem comentários:
Enviar um comentário