O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) associou-se à Universidade de Léon, em Espanha, para poder orientar doutoramentos.
A legislação portuguesa não permite aos politécnicos conceder o grau de doutor, mas em associação com outras instituições podem contribuir para a formação.
Nesse sentido, o IPB acaba de assinar um acordo com a universidade espanhola."Nós temos muitos alunos que acabam aqui o mestrado e que gostariam de continuar os estudos ao nível do doutoramento e com este acordo estabelece-se aqui uma ligação entre os mestrados do IPB e os doutoramentos da Universidade de Léon e dessa forma os nossos alunos não precisam de fazer os créditos excedentários exigidos ou faz apenas alguns" explica o presidente do IPB.
Além disso, este acordo representa uma vantagem estratégica para a instituição de ensino no âmbito da internacionalização. "No espaço da ibero-america haverá vantagens para a universidade porque os alunos daqui oriundos podem ficar parte do tempo em Bragança", refere Sobrinho Teixeira, acrescentando que "os nossos docentes podem ser orientadores dos doutoramentos".
Por outro lado, "vamos com seguir oferecer aos países de expressão portuguesa, onde já temos alguma afirmação, a possibilidade de fazer o mestrado no IPB que pode ter seguimento de doutoramento na Universidade de Léon", afirma.
Para o reitor da Universidade de León esta é também a grande vantagem do acordo assinado hoje."Para nós, esta aliança é estratégica no mercado lusófono", assegura José Angel Alonzo. "No Brasil só é conhecida a Universidade de Salamanca e com este acordo estamos a ter uma vantagem competitiva", salienta. Por outro lado, "com o IPB também podemos complementar o ensino", conclui.
O primeiro doutoramento desta parceria vai ser na área da saúde, nomeadamente do envelhecimento activo e qualidade de vida, mas a cooperação vai ser alargada a todas as áreas leccionadas pelo IPB e pela Universidade de Léon.
Escrito por Brigantia
[Fonte: Rádio Brigantia]
Sem comentários:
Enviar um comentário