terça-feira, 20 de março de 2012

Região: Cavaco Silva deixou uma palavra de confiança e incentivo aos transmontanos


O Presidente da República fez um périplo pela região transmontana. Em Mirandela, Cavaco Silva falou da confiança como chave para vencer a crise. Em Mesão frio incentivou os jovens a estudar e por Sabrosa apelou a uma estratégia para fixar a população no interior do país.

Dois dias, quatro concelhos, três manifestações a pedir ajuda do presidente e quatro temas: educação, saúde, solidariedade social e cultura. Cavaco veio a Trás-os-Montes para dizer ao país que o interior não pode ser esquecido. Em Mesão Frio falou de educação para dizer que o principal desafio é ajudar os jovens a concluir o 12º ano:

“O grande desafio que eu vejo neste momento no campo da educação é a mobilização de toda a sociedade para que todos possam completar o 12º ano”.

Já em Mirandela o Presidente da República apresentou a confiança como a chave para vencer os tempos de crise. Apelou à mobilização de todos e à confiança porque só assim é possível superar as dificuldades:

“É preciso mobilizar toda a comunidade portuguesa para conseguir inverter a tendência para a queda da produção económica e do emprego. A confiança é a palavra chave”.

De Mirandela partiu para Alijó mas foi em Sabrosa, onde terminou a visita de dois dias a Trás-os-Montes, que o Presidente da República disse que é urgente uma estratégia para valorizar o interior. No dizer de Cavaco Silva é necessário um repovoamento agrário para ajudar a fixar as populações:

“Tem que existir no nosso país uma estratégia para a valorização do interior de forma a combater o envelhecimento das populações, o despovoamento, o abandono das terras e portanto a queda da produção”.

Cavaco Silva terminou a visita a Trás-os-Montes citando Miguel Torga para voltar a apelar à esperança e confiança nesta altura de crise.

[Fonte: Rádio RBA]

Sem comentários: