sexta-feira, 30 de março de 2012

Região: Obras da barragem do Tua devem começar em finais de Abril

As obras de construção da barragem do Tua só deverão regressar à normalidade em finais de Abril, princípios de Maio. Para já está a ser criado um novo acesso à frente da empreitada que está parada desde 23 de Janeiro, na sequência de uma derrocada de pedras que matou três operários.

 A informação foi esta sexta-feira, em Carrazeda de Ansiães, pelo director do projecto da barragem.António Freitas da Costa, à margem do lançamento do programa de apoio ao empreendedorismo no vale do Tua.

“Está-se a fazer uma caracterização da zona mais baixa, onde se deu o acidente, a ver as zonas mais estáveis para se tomarem as medidas técnicas adequadas para se conferir segurança a esse local.
Neste momento o prioritário é o acesso de cima que está projectado e em execução”, referiu. Sobre o atraso provocado pela paragem dos trabalhos, na frente onde ocorreu o acidente, o diretor da barragem não o tem ainda contabilizado, embora admita que tem algum impacto: “A minha espectativa é que possamos vir depois a implementar medidas que recuperem totalmente os atrasos.

 Naturalmente há um impacto temporal mas temos cinco anos para recuperar e estabelecer novos objectivos, reforçar meios. Neste momento diria que não vamos ter um atraso até ao fim”.

Sobre o inquérito interno que a EDP fez para a apurar as causas do acidente de 23 de Janeiro, que matou três trabalhadores na barragem do Tua, os responsáveis da empresa rejeitaram divulgar hoje as conclusões, que já remeteram à Autoridade das Condições de Trabalho.

 Escrito por Rádio Ansiães (CIR) [Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: