quarta-feira, 27 de abril de 2011
Cidade: Escola de Pais arranca em Mirandela
Depois de Bragança e Alfândega da Fé, Mirandela também vai passar a ter acções de formação da Escola de Pais de crianças com necessidades educativas especiais.
Em Mirandela já estão inscritas 25 pessoas e a formação deve arrancar durante o mês de Maio.
Depois de algumas reuniões preparatórias está tudo pronto para que uma turma de 25 formandos comece a ter 50 horas de formação, distribuídas por seis meses, em regime de voluntariado sem qualquer encargo, com uma acção por semana em horário pós-laboral, revela Celmira Macedo, a coordenadora da Escola de Pais do distrito de Bragança, onde existem cerca de 500 crianças com necessidades educativas especiais.
A ideia de criar esta escola surgiu na sequência da sua tese de doutoramento sobre esta temática que sinalizou a formação como a grande lacuna das famílias.
Celmira Macedo diz que as acções de formação em Bragança e Alfândega da Fé foram um sucesso com resultados muito positivos.
“Por exemplo ao nível da auto-estima das pessoas que lá estão, ao nível das competências emocionais que melhoram efectivamente, ao nível das competências parentais que também saem reforçadas” exemplifica. Além disso “os níveis de esperança que se elevaram depois da frequência da escola. Temos mães que deixaram de tomar antidepressivos”.
A coordenadora da Escola de Pais não tem dúvidas que Mirandela vai pelo mesmo caminho contando para isso com uma ajuda preciosa da rede social do concelho, da Associação Nacional de Professores e do Município.
Como consequência da criação da Escola de Pais, foi criada a Associação Transmontana de Pais e Amigos da Crianças com Necessidades Especiais (LEQUE) e o objectivo é no futuro poder envolver todas estas famílias no projecto “Pais em Rede”.“Nós pretendemos depois aderir ao projecto que me foi apresentado há pouco tempo através da associação, criando uma rede para colmatar as necessidades das famílias” explica.
Envolver as famílias de crianças com necessidades educativas numa perspectiva de entreajuda no futuro, é o objectivo prioritário da escola de pais.
Mirandela passa a ser o terceiro concelho do distrito de Bragança com acções de formação da escola de pais de crianças com necessidades educativas especiais.
Escrito por CIR
[Fonte: Rádio Brigantia]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário