sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cidade: Inaugurada nova esquadra da PSP em Mirandela



Mirandela passa a ter uma nova esquadra da PSP. O Ministro da Administração Interna cortou a fita, esta terça-feira, das novas instalações para os 50 agentes daquela força de segurança que custaram um milhão, seiscentos e cinquenta mil euros e que foi o resultado de um protocolo estabelecido entre o Governo e a autarquia de Mirandela. Apesar da obra estar concluída há um ano, só há cerca de um mês é que foi adquirido o mobiliário.

A obra começou em Setembro de 2009, fruto de um protocolo estabelecido entre a Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos e a autarquia mirandelense, que envolve um investimento superior a um milhão e quinhentos mil euros. O Ministério da Administração Interna suporta os custos com a obra e o equipamento, enquanto a Câmara de Mirandela disponibilizou um terreno de cinco mil metros quadrados.

Os cerca de 50 agentes da PSP deixam finalmente uma esquadra antiga sem condições mínimas de funcionamento e passam para uma esquadra moderna e funcional que, no entender do Ministro da Administração Interna, vai permitir cumprir ainda melhor a sua missão.

“É uma esquadra moderna, funcional, digna, e que permite aos mais de 50 homens e mulheres cumprirem melhor a sua missão”, sublinhou.


Para o presidente do Município, José Silvano, esta inauguração acaba por ser o final feliz de uma luta pela manutenção da PSP em Mirandela que chegou a ser colocada em causa há alguns anos atrás.

“Deu resultados positivos. Tínhamos a PSP periclitante e em más instalações. Acabámos por ficar com a PSP em Mirandela e em boas instalações.”

A obra física estava pronta desde Junho do ano passado e desde Fevereiro que a nova esquadra já estava a ter despesas mensais fixas, nomeadamente os serviços de água, luz, gás e telefones.

No entanto, o processo de aquisição do mobiliário foi demorado. Confrontado com esta situação, Rui Pereira, desdramatiza e diz que a esquadra só foi agora inaugurada porque só há um mês tinha todas as condições de funcionamento.

“A esquadra foi considerada pronta e entregue para abertura há pouco mais de um mês. Quando inauguramos uma esquadra da PSP ou um quartel da GNR temos duas preocupações: uma é que tenham todas as condições de funcionamento, porque não fazemos inaugurações de fachada.
Em segundo lugar, não queremos atrasar a inauguração porque se tratam de equipamentos necessários.”

A nova esquadra de Mirandela é do tipo B, uma espécie de categoria superior às mais usuais, onde a principal diferença está no facto de ter instalações para prosseguir investigação criminal.

Entretanto, o presidente do Município de Mirandela aproveitou para solicitar ao titular da pasta da administração interna o aumento do efectivo de agentes da PSP para que a esquadra passa a ter a nomenclatura de divisão.

José Silvano também pediu que o quartel da GNR de Mirandela seja o próximo a ter uma intervenção.

“Estou mais preocupado com o aumento de efectivos do que com o quartel”, sublinhou, adiantando que o quartel precisa mais de uma remodelação, com custos pouco significativos.”

Para Mirandela passar de esquadra destacada para divisão seria necessário um reforço de cerca de trinta agentes, pelo que o Ministro da Administração Interna prefere apenas deixar no ar a possibilidade de reflectir sobre o assunto.

“Veremos. Tomei nota dessa pretensão e julgo que teremos boas possibilidades”, dise.

Já sobre o quartel da GNR de Mirandela, Rui Pereira nada avança, mas deixou a notícia que o novo quartel da GNR de Torre Dona Chama já foi adjudicado.

“Temos um plano de obras que é feito de acordo com as prioridades definidas pelas forças de segurança. Agora temos um quartel que já foi adjudicado em termos de obras que é o de Torre de D. Chama.”

O novo quartel da GNR da vila de Torre Dona Chama vai avançar em breve.

Escrito por CIR

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: