quarta-feira, 4 de maio de 2011
Região: Verdes dizem que roubo de carris da linha do Tua tem interesses escondidos
O roubo de carris na linha do Tua está a ser visto pelos Verdes como uma forma de tentar travar a classificação daquela via-férrea como património de interesse nacional.
No arranque, em Bragança, de uma iniciativa nacional promovida pelo partido ecologista, a dirigente nacional, Manuela Cunha, foi surpreendida com a notícia de mais um roubo de material daquela linha desactivada e não tem dúvidas de que estas acções têm outro intuito.
“É o que se espera quando as coisas estão ao abandono. Em segundo, há interesses em jogo quando ainda se espera pela classificação da linha”, defende.
Esta terça-feira, em Bragança, os Verdes deram início a uma acção nacional designada “Comboios a Rolar – Portugal a Avançar” que pretende incentivar a reactivação de todas as linhas férreas do país que já não estão em funcionamento.
“Vai partir daqui um vagão verde que vai percorrer uma parte do país. Ao mesmo tempo, em Lisboa, está outra partida de outra carruagem verde. A partir de hoje, activistas, dirigentes e simpatizantes verdes vão percorrer o país pelas linhas ferroviárias existentes e fazer o percurso naquelas que nos últimos 20 anos foram encerradas, exigindo que se invista no comboio e na ferrovia.”
Manuela Cunha apresenta cinco razões para esta luta.
Destaca a criação de emprego como factor de fixação de população na região.
“O comboio sempre serviu para repovoar o país. Trazer o comboio de novo para o distrito contribui para repovoar o distrito e criar postos de emprego.”
O direito à mobilidade, a redução da dependência energética, a melhoria do ambiente e a redução da sinistralidade são outras razões para a reactivação das linhas férreas.
Escrito por Brigantia
[Fonte: Rádio Brigantia]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário