quinta-feira, 10 de maio de 2012

Região: Bispo de Bragança-Miranda considera "aceitável" a extinção de alguns feriados religiosos

O Bispo de Bragança-Miranda considera que o acordo entre o Governo e a Santa Sé sobre a redução do número de feriados religiosos é “aceitável”.

De recordar que a partir do próximo ano ficam suspensos durante cinco anos os feriados do Corpo de Deus, cuja celebração é transferida para o Domingo seguinte e o dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos.

Dom José Cordeiro diz que os católicos estavam mais reticentes em relação ao feriado dia 15 de Agosto, que não chega a ser abolido.“Daquilo que me tem chegado tem havido uma aceitação bastante boa. Pior seria que fosse extinto o 15 de Agosto, em relação a este feriado as reacções já foram mais que muitas. Mas esta equação final é aceitável”, considerou.

O responsável da Diocese Bragança-Miranda sublinha que perante a Igreja, o Dia de Todos os Santos, vai continuar a ter a sua solenidade no dia 1 de Novembro.“O Corpo de deus passa para um Domingo e o Dia de Todos os Santos não deixa de ser solenidade, só deixa de ser feriado.

Da parte da Igreja não deixa de haver a solenidade do dia de todos os Santos”.

Dom José Cordeiro a concordar com o acordo estabelecido entre o Governo e a Santa Sé que extingue dois feriados religiosos já a partir do próximo ano.

Escrito por Brigantia (CIR)
[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: