quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Concelho: População do Cachão invade unidades fabris

A população do Cachão, em Mirandela, invadiu ontem as instalações da Soduol e a Mirapapel, acusando estas unidades de porem em risco a saúde dos habitantes.

O deputado da Assembleia Municipal de Mirandela, Pedro Fonseca, diz mesmo que "estamos perante um crime de saúde pública". "O Ministério do Ambiente concluiu em 2010 que se trata de 16 poluentes neurotóxicos com potencial cancerígeno", explicou.

O deputado garante que em 2010, o Ministério do Ambiente mandou encerrar as duas unidades, e não entende como continuam a funcionar. "São empresas que não respeitam a legislação e que foram mandadas encerrar pelo Ministério do Ambiente e estão a trabalhar em pleno", afirmou.

"A população resolveu juntar-se e invadimos as instalações e mostramos o que estava escondido há muitos anos", concluiu.Pedro Fonseca vai mais longe e condena o presidente da câmara de Mirandela e o delegado de saúde por se alhearem deste alegado crime ambiental.

Fernanda Freitas, uma popular que participou na manifestação, garante que a população vai adoptar medidas drásticas, caso as unidades não sejam encerradas.

"A população entrou e não apareceu nem a GNR nem a Câmara, porque eles sabem que nós temos razão", garantiu. "Mas se não tomarem providências nós iremos tomar medidas mais drásticas", conclui.

Escrito por Brigantia
[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: