sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cidade: Mirandela aprova Plano de Emergência Social

A autarquia de Mirandela aprovou um Plano de Emergência Social (PES) para ajudar as famílias mais carenciadas do concelho. Através do PES, as famílias poderão ter apoio no pagamento das contas da água, luz e ate nas prestações do crédito a habitação.

A crise tem chegado a muitas pessoas de Mirandela que deixam de ter contas para as contas do mês.

São cada vez mais as famílias que entram em incumprimento no pagamento de facturas, créditos bancários, e nem dinheiro têm para a compra de bens essenciais como a alimentação.Nesse sentido, a autarquia criou o Plano de Emergência social.


“Temos vindo a constatar um enorme aumento de necessidade, então decidimos desenvolver um Plano de Emergência que responde ao tipo de problemas que não estavam previstos no regulamento anterior”.António Branco salienta que esta ajuda de emergência é temporária.

“São medidas de caracter temporário mas também de emergência e por isso incluímos algumas despesas que não estavam previstas, nomeadamente o apoio em energia, em água, rendas e até credito à habitação”, afirma.

“É um processo que é feito com a segurança social e quando não há soluções é que são encaminhados para a câmara municipal onde é feita a avaliação do tipo de apoios”, acrescenta.Quanto ao número de pessoas que serão abrangidas pelo PES, António Branco não adianta números pois estão sempre a aparecer pessoas com diversas necessidades.

“Ainda há dias surgiu o caso de uma pessoa que precisava urgentemente de um tipo de medicação e se não tivesse apoio, a sua sobrevivência poderia ficar em causa”, afirma. “Com este plano nós conseguimos ser mais eficazes e mais céleres”, salienta.

Já a autarquia tem disponibilizado 100 mil euros para o PES.
Montante que será adaptado em função das necessidades.

Escrito por Terra Quente (CIR)


[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: