domingo, 21 de abril de 2013

Cidade: Absentismo e abandono escolar são as principais preocupações da CPCJ

Nos primeiros três meses de 2013, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Mirandela já tem mais de 60% do total de casos registados em todo o ano de 2012.

Dos 37 processos já abertos no primeiro trimestre, mais de metade estão relacionados com casos de absentismo e abandono escolar. São apenas alguns dos números apresentados, ontem, em conferência de imprensa.

Em 2012, a CPCJ de Mirandela teve em mãos 60 processos, dos quais 70% ainda estão ativos este ano. A maioria esteve relacionada com jovens na faixa etária entre os 15 e os 17 anos. A sinalização e participação dos casos foi dada a conhecer à comissão pelo Ministério Público, seguindo-se as autoridades policiais, os serviços de segurança social e as IPSS's. Em menor números, os casos foram sinalizados pelos estabelecimentos de ensino e pelos pais ou vizinhos.

Ainda em 2012, o motivo predominante da intervenção foi a negligência, seguido pelos maus tratos e a exposição a comportamentos de risco. Das 55 medidas de promoção e proteção, mais de 65% foram no âmbito do acolhimento institucional e 27% a apoio junto dos pais. O ano passado, a CPCJ de Mirandela só reabriu um processo por reincidência da mesma situação.

Quanto aos números dos primeiros três meses deste ano, já foram abertos 37 processos, 20 dos quais na faixa etária entre os 15 e os 17 anos, 9 casos com crianças dos 11 aos 14 anos e os restantes 8 casos com crianças até aos 10 anos.

Comparativamente a 2012, houve uma mudança radical na incidência das problemáticas . 51% estão relacionadas com o absentismo ou abandono escolar. 24% a outros comportamentos fugas ou furtos sendo os restantes, em menor número, relacionados com consumo de drogas ou bebidas alcoolicas, violência doméstica e negligência.

No entanto, destes 37 casos registados até 31 de Março, 26 já foram arquivados.

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: