quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cidade: Rastreio de AVC em Mirandela suscita dúvidas na população

A Mirandela TV teve conhecimento, através de pessoas que foram contactadas nos últimos dias por um número de telefone com indicativo de Lisboa, informando se estariam interessadas em fazerem rastreios de AVC, que se vão realizar amanhã entre as 10:00 e as 19:00 no Parque do Império, só aceitando casais.

A última vez que houve registo de tal atividade no distrito de Bragança, foi em Novembro do ano passado, em Macedo de Cavaleiros.

De acordo com notícia publicada no site da Rádio Onda Livre (Ler aqui), várias pessoas tinham sido contactadas por telefone para se dirigirem a um local da cidade de Macedo com o intuito de fazerem um rastreio de AVC, e também nas mesmas condições, só aceitando casais.

(Rádio Onda Livre)
"Uma das pessoas contactadas por esta empresa recebeu duas chamadas."
 
"Num primeiro telefonema disse que o seu marido também estaria presente, no entanto, no dia seguinte, foi novamente contactada pela empresa, e informou que o seu marido já não podia ir, e no mesmo segundo a chamada foi desligada."
 
Bastou uma simples pesquisa na Internet para encontrarmos também uma notícia publicada no Diário de Notícias, (Ler aqui) há quase 4 anos, alertando para vendas disfarçadas de rastreios à saúde. 
Na notícia publicada na altura o DN foi à referida empresa no dia e hora agendados.

(Diário de Notícias)
"Não apareceu nenhuma médica, como o telefonema tinha sugerido, e o "rastreio" limitou-se a dois minutos: pesagem e a indicação da gordura corporal, do índice de massa muscular e do metabolismo."

"Isto numa sala com colchões, onde um casal estava a ser bombardeado com as maravilhas dos mesmos para a saúde e a funcionária lembrava a oportunidade única que tinha pela frente. "O colchão custa 6000 euros na loja, mas aqui podem levá-lo por 4000 mil. E pago em prestações não custa nada."

Também encontramos outra notícia de há 5 anos, uma idosa no concelho de Benavente foi chamada a um rastreio de AVC e acabou convencida a comprar um colchão de 5.800 euros.

Continuando a pesquisa pela Internet as notícias sucedem-se, tendo acontecido o mesmo em 2011 em Lagoa, Algarve e na notícia publicada pela Rádio Onda Livre de Macedo de Cavaleiros (Ler aqui), aparece um comentário de uma pessoa a denunciar uma situação semelhante ocorrida em Leiria no mês passado, e o número que foi contactada é em tudo semelhante ao número pelo qual foram contactadas as pessoas que informaram a Mirandela TV.

Não tendo qualquer intenção de prejudicar nem particulares nem empresas, a Mirandela TV, tendo sido alertada pela população, sentiu-se na obrigação de partilhar esta notícia. Se o Rastreio a realizar em Mirandela nada tiver a ver com as atividades indicadas, pedimos desculpa à população e à empresa visada.

Sem comentários: