domingo, 21 de abril de 2013

Concelho: Presidente da Assembleia de Suçães demitiu-se

O Presidente da Assembleia de Freguesia de Suçães, no concelho de Mirandela, renunciou ao mandato, alegando que foi efectuada uma reunião ordinária daquele órgão sem a sua presença.
João Rocha entende que se tratou de uma atitude "maliciosa" do Presidente da Junta de Freguesia, pelo que decidiu bater com a porta. Refira-se que ambos foram eleitos na lista do PSD.

O caso remonta ao dia 26 de Março, mas só agora, a Assembleia aceitou o pedido de renúncia. Nessa noite, estava marcada uma reunião ordinária da assembleia de freguesia, mas o presidente daquele órgão diz ter-se esquecido da hora da sessão.

A reunião efetuou-se sem a sua presença, sem pelo menos o terem contactado para saber das razões da ausência, dado que a sua residência "fica a escassos 100 metros da sede da junta". João Rocha deduz que a sua presença seria incomodativa para o autarca, porque "faço questões pertinentes".

No dia seguinte à reunião, o presidente da assembleia de freguesia tentou obter explicações junto do presidente da junta, mas acabou por ser remetido para uma solicitação escrita. Perante isto, João Rocha entende que "não tinha outra alternativa senão pedir a renúncia do mandato".

Sobre este caso, o presidente da junta de freguesia de Suçães não quis prestar declarações gravadas, remetendo para um esclarecimento por escrito que consta da ata da reunião da assembleia de freguesia realizada, esta quinta-feira.

Rui Fernandes considera inválidos os motivos invocados porque, "para além de ter estado ausente da reunião que o próprio presidente da assembleia de freguesia tinha convocado, não apresentou qualquer justificação para a falta, conforme está implícito nos deveres respeitantes às funções que desempenhava".

Tais atos, acrescenta o documento, "revelam falta de coerência e ausência de respeito pelos restantes elementos da Assembleia.".

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: