sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cidade: Anestesista condenado a três anos de prisão com pena suspensa

O tribunal de Mirandela condenou, esta segunda feira, a três anos de prisão, com pena suspensa, um anestesiologista pelo crime de recusa de médico a uma mulher de 40 anos, que veio a morrer.

O médico anestesista José Alberto Carvalho foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 140 mil euros à família da vítima, que será paga de forma solidária com a Unidade Local de Saúde do Nordeste, que integra a unidade hospitalar onde ocorreram os factos naquela data.

A defesa do arguido já fez saber que vai analisar melhor o acórdão mas deve recorrer para o Tribunal da Relação. Já o advogado de acusação consdiera que se fez justiça e não deve recorrer.

O caso remonta a 7 de Dezembro de 2006. Maria Pereira, de 40 anos, natural de Lamas (Macedo de Cavaleiros) foi operada à tiróide, no hospital de Mirandela. Foi levada para o recobro, onde, duas horas depois, começou a dar sinais de complicações.

A enfermeira de serviço ligou para o arguido, hoje com 68 anos e então chefe do serviço de anestesiologia, responsável clínico àquela hora.

O anestesista tinha saído do hospital para almoçar. Ao telefone, deu indicações para administrar um medicamento à paciente.Cerca de 20 minutos depois, a enfermeira voltou a telefonar dizendo que o quadro clínico da paciente tinha-se agravado e solicitou a sua presença.

Dez minutos depois, Maria Pereira teve uma paragem cardio-respiratória. Como o arguido não compareceu, foi chamado um médico de clínica geral que estava de serviço que ainda efetuou traqueostomia, mas foi ineficaz.

[Fonte: Jornal de Notícias]

Sem comentários: