quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Distrito: Bragança luta por estrada até Léon


A Associação Autovia Léon-Bragança quer sentar à mesma mesa os Governos português e espanhol a fim de chegarem a um entendimento quanto à possível construção desta ligação.

Na última assembleia-geral da associação decidiu-se que para já a estratégia vai passar por concentrar esforços no troço entre Bragança e Puebla de Sanábria.

“As próximas diligências da associação vão no sentido de tentar colocar frente-a-frente as autoridades dos dois países para que coordenem e decidam essa ligação que faz a travessia da fronteira” refere o presidente da câmara de Bragança, acrescentando que “não é possível fazer uma estrada que liga dois países sem que os decisores políticos se articulem”.

Jorge Nunes acrescenta que esta ligação se torna ainda mais importante por causa da estação de TGV que vai ser construída em Puebla de Sanábria. “A estação de TGV é um elemento de força muito grande relativamente a esta reivindicação da ligação entre Léon, Bragança e Porto” afirma.

“Este corredor pode ser desenvolvido numa perspectiva multimodal de transporte” incluindo o “rodoviário, ferroviário e marítimo nos portos de Gijon e Leixões e transporte aéreo, no Porto, Bragança e León”.

Por causa da crise financeira que afecta os dois países, a associação defende que numa primeira fase seja construída uma via-rápida assegurando desde já que no futuro possa ser transformada em auto-estrada.Mas para já a prioridade é obter uma classificação universal da actual via.

“O corredor de Léon a Rio de Onor está fraccionado em quatro níveis de responsabilidade. Há um primeiro troço da responsabilidade da administração central e que tem já luz verde para avançar com o estudo do projecto da autovia.

Depois há um segundo troço que tem a classificação de estrada autonómica e o restante traçado divide-se em dois troços de responsabilidade provincial” explica o autarca, salientando que “nós temos de conquistar a mesma classificação para a via desde Léon a Bragança de forma que possa evoluir com a categoria de via-rápida numa fase inicial mas com um corredor que permita futuramente duplicar essa via sem ter de criar um novo corredor”.

Estes objectivos da associação deverão para já ficar a aguardar o resultado das eleições antecipadas em Espanha já marcadas para 20 de Novembro.

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: