segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Distrito: GNR alerta emigrantes para perigos do IP4


É necessário alterar o comportamento dos condutores que circulam no IP4 por causa das alterações que a via está a sofrer na sequência das obras da auto-estrada.

O alerta é feito pela GNR que este fim-de-semana, e ainda hoje, está a desenvolver uma acção de sensibilização junto dos emigrantes portugueses que estão a regressar ao país, de férias.

À chegada a Portugal, pela fronteira de Quintanilha, recebem informação sobre o estado da via e conselhos para evitar acidentes.

“O objectivo desta acção é alertar os emigrantes para as obras que o IP4 está a sofrer, nomeadamente os desvios, a redução de velocidade que está sinalizada e a necessidade de cumprir esses limites” refere o Tenente Micael Lopes, do destacamento de trânsito da GNR de Bragança, acrescentando que “há uma necessidade de modificar o comportamento dos condutores porque em muitos locais a velocidade está limitada a 50 km/h e alguns condutores continuam em excesso de velocidade e há necessidade de adequar a condução às condições da via”.

O Tenente Micael Lopes indica ainda que os troços onde se deve ter mais atenção são “principalmente na zona do Franco, Quintanilha e antes do nó de Murça onde se verifica um desnivelamento da via”.

Os emigrantes que iam chegando mostravam-se receptivos aos conselhos dados pelas autoridades.“Uma pessoa sabe que tem de ter cuidado” refere Alberto Ribeiro.

Já João Calvão diz que “o cuidado que tinha até agora continuo a ter agora porque não se pode andar tem de se ter cuidado”.

“Eu pensei que as obras já tivesse terminado” afirma Manuel Morais, acrescentando que “cuidado temos de ter todos os dias”. Já quanto ao pagamento de portagens que deverá iniciar-se quando a auto-estrada estiver concluída, os emigrantes aceitam bem essa medida.“É melhor pagar do que andar em cima de buracos” considera Carolino Eiras.

“Mesmo com portagens prefiro passar por aqui” refere Alberto Ribeiro. “Já se paga em quase todo o lado mas é preferível pagar e a estrada estar em óptimas condições” entende Manuel Morais.

De referir que este ano e até ao dia 27 de Julho foram registados no IP4, na área de intervenção da GNR de Bragança, 49 acidentes, dos quais resultaram três mortos, três feridos graves e 12 ligeiros.

Em igual período do ano passado, houve mais três acidentes, menos dois mortos, menos três feridos graves e menos 10 feridos ligeiros.

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: