quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Região: Partido Os Verdes reuniu com Francisco José Viegas para tentar travar barragem de Foz Tua


O Partido Ecologista “Os Verdes” não desiste da intenção de tentar travar a construção da barragem de Foz-Tua. Ontem reuniu com o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, no sentido de lhe entregar um dossier completo de informações relativas à Linha Ferroviária do Tua e ao Vale do Tua.

Os Verdes não querem que o desconhecimento sirva de pretexto à falta de intervenção.

O extenso dossier entregue ao titular da pasta da cultura contém um conjunto de materiais sobre o valor patrimonial que a Linha Ferroviária e o Vale do Tua constituem, denunciando a forma como decorreu o processo de classificação no IGESPAR. Os verdes fizeram questão de entregar documentos sobre a ferida que a Barragem de Foz Tua constitui no Alto Douro Vinhateiro, área classificada pela UNESCO como património da humanidade, e ainda sobre a queixa apresentada pelos Verdes junto daquela instituição. A delegação dos Verdes recordou a Francisco José Viegas, que durante a campanha eleitoral para as legislativas, o então candidato por Bragança, demonstrou publicamente apego à defesa do património ferroviário transmontano.

“Quisemos dar a conhecer um conjunto de documentos e de factos ao secretário de Estado da Cultura, relativos aos impactos e aos procedimentos que não foram seguidos. Documentos que foram omitidos e procedimentos violados, para que agora não possa invocar o desconhecimento para não intervir”, diz Manuela Cunha, dirigente do partido ecologista, que deixa um novo argumento para sustentar que a construção da barragem é um erro colossal. A obra vai aumentar a dívida pública portuguesa.

“Alertar o senhor secretário de Estado para o facto que esta barragem faz parte de uma parceria público-privada que irá contribuir para endividar mais o país”, sublinha.

Manuela Cunha confessa que a delegação dos verdes notou sensibilidade de Francisco José Viegas para o processo da barragem de Foz-Tua, até porque o secretário de Estado da cultura tem um passado ligado às linhas ferroviárias transmontanas.

“O secretário de Estado da Cultura é um homem da região e com ligações familiares à região, e sabe do que estamos a falar.”

Os verdes aguardam agora por uma resposta urgente de Francisco José Viegas para que ainda possa ser possível travar a construção da barragem de Foz-Tua e a destruição de parte da linha do Tua.

Apesar de diversas tentativas, não foi possível obter qualquer declaração do secretário de Estado da cultura sobre esta reunião com Os Verdes.

Escrito por CIR

Sem comentários: