Os doentes oncológicos do distrito de Bragança já podem fazer os tratamentos de quimioterapia no Hospital de Macedo de Cavaleiros, evitando assim deslocações de centenas de quilómetros ao Porto.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem, há cerca de dois meses, uma médica oncologista a tempo inteiro, que assegura consultas e tratamentos no Nordeste Transmontano.
Os utentes agradecem. João Canteiro, residente em Gostei, no concelho de Bragança, é um dos doentes oncológicos que iniciou os tratamentos no Porto e agora está a ser acompanhado no Hospital de Macedo."Eu acho muito bem. Eu fui para a Oncologia, no Porto, e a médica lá é que me disse que podia fazer aqui os mesmos tratamentos que fazia lá. Então resolvi logo vir para aqui. É melhor andar 40 quilómetros do que andar 200", afirma o utente.
A proximidade dos tratamentos também permite um maior acompanhamento dos doentes por parte da família. Isabel Canteiro, filha de João Canteiro, faz questão de acompanhar o pai às sessões de quimioterapia."Ajuda bastante, porque a ida ao Porto é muito cansativa, é bastante dolorosa para ele e para a família e aqui sempre estamos mais perto", realça Isabel.
Fernanda Estevinho é a médica oncologista que acompanha os utentes na ULS do Nordeste. Decidiu exercer a profissão no distrito de Bragança por amor à terra Natal e confessa que é gratificante contribuir para a melhoria da qualidade vida dos utentes oncológicos da região."
Ao haver um oncologista todos os dias da semana não só aumenta a capacidade de realização de tratamentos, como aumenta a capacidade de realizar outros problemas que eram resolvidos até ao momento com grande dificuldade e com o apoio de colegas de outras especialidades que estavam, de alguma forma, sobrecarregados.
Evitam-se muitas deslocações ao Porto. Muitos doentes podem fazer tratamentos aqui que antes não podiam. Cada vez mais estamos a ver novos doentes a chegar", realça a especialista.
Os cancros do colón e da mama são as patologias mais frequentes.
Fernanda Estevinho assegura que a ULS do Nordeste tem parcerias com outras instituições de saúde especializadas para garantir o tratamento a todos os doentes."A verdade é que temos uma grande variedade de outras patologias.
O nosso objectivo é através de protocolos que nós já temos também com grandes centros tratar um maior número de patologias aqui", salienta a médica.Com a ajuda desta especialista os utentes também recebem um tratamento mais adequado.
Jorge Poço, adjunto do director clínico da ULS do Nordeste, enaltece o apoio dado pela oncologista ao nível dos cuidados paliativos."Traz essa mais valia de poder ajudar e colaborar ao nível dos doentes que são referenciados para a Unidade de Paliativos. Muitas das vezes é necessário tomar a decisão em termos terapêuticos ou cirúrgicos e ela pode dar-nos esse apoio e tudo isso facilita-nos a vida", realça o responsável.
Na unidade de oncologia instalada no Hospital de Macedo de Cavaleiros já estão a ser seguidos mais de uma centena de utentes.
Escrito por Brigantia
[Fonte: Rádio Brigantia]
Sem comentários:
Enviar um comentário