sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Distrito: Doentes oncológicos passam a fazer quimioterapia em Macedo de Cavaleiros

Os doentes oncológicos do distrito de Bragança já podem fazer os tratamentos de quimioterapia no Hospital de Macedo de Cavaleiros, evitando assim deslocações de centenas de quilómetros ao Porto.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem, há cerca de dois meses, uma médica oncologista a tempo inteiro, que assegura consultas e tratamentos no Nordeste Transmontano.

Os utentes agradecem. João Canteiro, residente em Gostei, no concelho de Bragança, é um dos doentes oncológicos que iniciou os tratamentos no Porto e agora está a ser acompanhado no Hospital de Macedo."Eu acho muito bem. Eu fui para a Oncologia, no Porto, e a médica lá é que me disse que podia fazer aqui os mesmos tratamentos que fazia lá. Então resolvi logo vir para aqui. É melhor andar 40 quilómetros do que andar 200", afirma o utente.

A proximidade dos tratamentos também permite um maior acompanhamento dos doentes por parte da família. Isabel Canteiro, filha de João Canteiro, faz questão de acompanhar o pai às sessões de quimioterapia."Ajuda bastante, porque a ida ao Porto é muito cansativa, é bastante dolorosa para ele e para a família e aqui sempre estamos mais perto", realça Isabel.

Fernanda Estevinho é a médica oncologista que acompanha os utentes na ULS do Nordeste. Decidiu exercer a profissão no distrito de Bragança por amor à terra Natal e confessa que é gratificante contribuir para a melhoria da qualidade vida dos utentes oncológicos da região."

Ao haver um oncologista todos os dias da semana não só aumenta a capacidade de realização de tratamentos, como aumenta a capacidade de realizar outros problemas que eram resolvidos até ao momento com grande dificuldade e com o apoio de colegas de outras especialidades que estavam, de alguma forma, sobrecarregados.

Evitam-se muitas deslocações ao Porto. Muitos doentes podem fazer tratamentos aqui que antes não podiam. Cada vez mais estamos a ver novos doentes a chegar", realça a especialista.

Os cancros do colón e da mama são as patologias mais frequentes.

Fernanda Estevinho assegura que a ULS do Nordeste tem parcerias com outras instituições de saúde especializadas para garantir o tratamento a todos os doentes."A verdade é que temos uma grande variedade de outras patologias.

O nosso objectivo é através de protocolos que nós já temos também com grandes centros tratar um maior número de patologias aqui", salienta a médica.Com a ajuda desta especialista os utentes também recebem um tratamento mais adequado.

Jorge Poço, adjunto do director clínico da ULS do Nordeste, enaltece o apoio dado pela oncologista ao nível dos cuidados paliativos."Traz essa mais valia de poder ajudar e colaborar ao nível dos doentes que são referenciados para a Unidade de Paliativos. Muitas das vezes é necessário tomar a decisão em termos terapêuticos ou cirúrgicos e ela pode dar-nos esse apoio e tudo isso facilita-nos a vida", realça o responsável.

Na unidade de oncologia instalada no Hospital de Macedo de Cavaleiros já estão a ser seguidos mais de uma centena de utentes.

Escrito por Brigantia
[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: