quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Região: Continua o furto de colmeias na zona da Terra Quente

Os apicultores estão com receio que a situação do ano passado se repita.

Em 2012 foram roubadas mais de mil colmeias na região de Trás-os-Montes. Domingos Carneiro, presidente da Cooperativa de Produtores de Mel da Terra Quente, diz que já estão a ser montadas vigias às colmeias dos seus associados.

Este dirigente afirma que os possiveis larápios de colmeias já estão identificados.

Alguns apiários já dispõem de sistemas GPS, mas devido ao seu elevado custo, cerca de 350 euros, não são aplicados em todas as colmeias.
Para minimizar estes custos, está a ser desenvolvido um sistema de chips. Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, revela que custará 25 centimos por colmeia.

Medidas que visam impedir o roubo de colmeias, que só em 2012 causou um prejuizo superior a 150 mil euros na região de Trás-os-Montes.

O presidente da Câmara de Mirandela defende a criação de uma nova central meleira que congregue todos os apicultores da Terra Quente. António Branco justifica esta intenção com o facto do setor do mel já ter um grande peso económico na região e por isso entende ser necessário dotar a fileira com uma infra-estrutura de qualidade.

[Fonte: Rádio Terra Quente]

Sem comentários: