O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, afirmou hoje, na Assembleia da República (AR), que o Governo continua empenhado em concluir a Autoestrada do Marão, que inclui um túnel com 5,6 quilómetros e cuja obra está parada há 18 meses.
"Não só reservamos fundos comunitários, como temos feito tudo o que está ao nosso alcance para conseguir ultrapassar os problemas que existem neste momento", afirmou Álvaro Santos Pereira.
O ministro respondia a um pedido de esclarecimentos lançado pelo deputado do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), José Luís Ferreira, no decorrer de um debate parlamentar com o governante.
Perante a insistência do parlamentar sobre a questão da Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real, Álvaro Santos Pereira apenas reafirmou o empenho do Governo na conclusão da obra.
200 milhões de euros para autoestrada
O ministério já fez saber que, no âmbito da reprogramação do Quadro de Referência Estratégico Nacional, foram reservados 200 milhões de euros para a autoestrada, não se sabendo, no entanto, como e quando o dinheiro vai ser aplicado.
O que se sabe é que mantém o impasse entre o Governo e o consórcio liderado pela Somague.
Já este mês, e pela segunda vez, "Os Verdes" entregaram questões na AR, dirigidas ao Ministério da Economia e Obras Públicas, sobre o Túnel do Marão.
O ministro da Economia reafirmou o empenho do Governo na conclusão da obra do Túnel do Marão.
Através dessas questões, José Luís Ferreira queria saber quais os motivos que "justificam a demora na resolução deste problema", a "quem será imputada a responsabilidade, em termos de custos, pela paralisação da obra" e quais "os custos acrescidos que terão de pagar os portugueses pela irresponsabilidade na condução deste projeto".
O deputado pediu ainda esclarecimento sobre se o Governo "está a pensar em abandonar a construção do túnel", ou, se não, "para quando está previsto o reinício dos trabalhos".
Segundo "Os Verdes", a "suspensão da obra afetou 1400 postos de trabalho, levou à falência mais de 40 empresas e teve um forte impacto negativo na economia da região".
Duas paragens na escavação do túnel
Na região, ao longo destes meses de obras paradas, por diversas vezes, autarcas, empresários e sindicalistas mostraram-se também preocupados e reivindicaram o reinício dos trabalhos.
A construção da Autoestrada do Marão, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, começou no verão de 2009. A primeira previsão para a conclusão da obra apontava para o início de 2012.
Entretanto, duas providências cautelares interpostas pela empresa Águas do Marão obrigaram a duas paragens na escavação do túnel, num total de oito meses.
Em fevereiro de 2011, aquando de uma visita do então primeiro-ministro, José Sócrates, à obra, o presidente do Conselho de Administração da Autoestrada do Marão, Francisco Silva, previa fazer a ligação entre as duas frentes dentro de um ano, concluindo assim a parte de escavação.
Na altura, este responsável referiu ainda que o prazo de conclusão da obra apontava para novembro de 2012.
Em junho de 2011 e pela terceira vez, os trabalhos foram suspensos na autoestrada do Marão. Atualmente, a construção desta autoestrada tem um atraso global de 26 meses.
[Fonte: Jornal Expresso]
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