sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cidade: Alunos de Mirandela vencem Olimpíadas da Química

Três alunos da Escola Secundária de Mirandela venceram a fase regional das Olimpíadas de Química. A prova decorreu ontem, no Instituto Politécnico de Bragança, e nela participaram cinco escolas do distrito, envolvendo 63 alunos.

Um dos elementos da equipa que arrecadou o primeiro lugar, já é um repetente em vitórias."No ano passado participei com dois alunos que agora estão no 12º e não podiam concorrer, mas o facto de já ter cá estado ajudou desta vez", afirma David Martins, acrescentando que "este ano espero conseguir passar à final".Os colegas de equipa manifestam-se satisfeitos com o primeiro lugar.
"Foi uma experiencia interessante, estas iniciativas são sempre boas porque na escola não temos as mesmas condições para fazer este tipo de actividades", refere José Matos. Francisco Caçador diz que ficou "muito satisfeito, não estava nada à espera, mas tinha confiança na minha equipa e que íamos ter uma boa prestação".

A professora de química destes alunos confessa que não houve preparação para a prova."Este ano vieram sem preparação, foi mérito próprio. Venceram porque são muito aplicados", refere Matilde Coroado, acrescentando que para a próxima fase "vamos trabalhar porque são mais equipas e o grau de exigência aumenta muito mais".

A coordenadora da prova regional das Olimpíadas da Química elogia os participantes uma vez que a luta foi renhida."Os alunos vieram bem preparados e foi difícil para nós escolher o vencedor por estiveram bastante próximos, afirma Joana Amaral, salientando que "os professores motivam os alunos e por isso é que nos aparecem equipas bastante bem preparadas e conseguem ter provas muito boas".

Em segundo e terceiro lugar ficaram alunos da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros.

As três equipas vão representar o distrito de Bragança na semifinal nacional a disputar no Porto no dia 9 de Março.

Escrito por Brigantia

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: