terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Distrito: Recorde de vendas na 33ª Feira do Fumeiro de Vinhais

A Feira do Fumeiro de Vinhais terminou ontem com balanço positivo.

Mais de 4 centenas de expositores marcaram presença na 33ª edição do certame que tem vindo a crescer de ano para ano. A crise não chegou ao fumeiro de Vinhais. Foi isso que conseguimos apurar junto dos expositores que escoaram quase todo o seu produto.

E mais uma vez, houve prémios para o melhor salpicão.Maria Isabel Alves, de Paço no concelho de Vinhais, foi a vencedora do primeiro lugar e diz que o segredo de um bom fumeiro está na qualidade da carne e o truque é o tempero. "A matéria-prima é muito importante, é porco bísaro sem ser cruzado. Os meus são de raça pura. No tratamento damos-lhes de tudo um pouco, couves, abóboras, beterrabas, farinha, centeio e trigo. Mas o verdadeiro truque está no tempero", garante.

O Autarca de Vinhais, Américo Pereira, considera que a troika não passou pela feira e garante que este ano se vendeu mais fumeiro que em todos os outros."O balanço é altamente positivo. Todas as pessoas, de forma mais ou menos unânime, disseram que venderam este ano mais fumeiro do que nos outros anos.

O que significa que em Portugal, um país que com a situação económica que tem, onde há um retrocesso no poder de compra dos portugueses e os produtos caríssimos, que é o fumeiro de vinhais, continuam a vender-se cada vez da melhor forma. As pessoas compram cada vez mais fumeiro de Vinhais. Portanto, a crise não chegou ao fumeiro", ressalva. Ao longo do fim-de-semana foram milhares os visitantes que passaram 33ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais.

Algumas figuras políticas como o secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito, o coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, e o secretário-geral do PS, António José Seguro também marcaram presença na 33ª Feira do Fumeiro, que terminou ontem, em Vinhais.

Escrito por Brigantia

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: