Uma cliente do banco Montepio, em Mirandela, ficou sem 2.500€, alegadamente devido a uma burla informática. Sandra Ferreira, detetou o desfalque no passado dia 3 de Janeiro, quando acedia à sua conta através da internet. O acesso foi-lhe automaticamente impedido pelo sistema, por motivos de segurança. A lesada já apresentou queixa às autoridades e exige que o banco, que entretanto já descartou qualquer responsabilidade, lhe restitua o dinheiro que foi levantado sem a sua autorização.
O dia 3 de Janeiro tem atormentado os dias de Sandra Ferreira. Nesse dia desapareceram da sua conta 2.500€. Ao aceder à sua conta bancária atraves da internet, foi impedida devido a um bloqueio por motivos de segurança.
A cliente deslocou-se ao banco, onde lhe foram fornecidos novos codigos. Ao aceder novamente à sua conta ficou chocada com o saldo negativo, tendo sido transferidos, sem o seu consentimento, 2.500 euros para um outro banco, em Coimbra.
Sandra Ferreira já apresentou queixa na PSP e exigiu do banco a devolução do dinheiro. No entanto, o Montepio nega qualquer responsabilidade nesta alegada burla, atribuindo à cliente toda a responsabilidade pelo desaparecimento do dinheiro.
"Em pouco mais de meia hora, sem me ouvirem, chegaram à conclusão que o problema está num vírus malicioso no meu computador, mas nem sequer foram verificar. Dizem que posso ter facultado os códigos a alguém, mas isso é impossível porque é uma conta a que só eu tenho acesso e jamais forneci os dados a alguém", conta.
Os dias têm sido de aflição e impotencia para com uma situação que Sandra não consegue perceber como lhe foi acontecer. Até porque, a não ser por motivos profissionais, Sandra Ferreira não disponibiliza dados sobre a sua vida pessoal em nenhuma rede social.
Resumindo, esta cliente do Montepio está revoltada e incredula com o tratamento dado pelo banco a esta situação, pois é cliente à quase duas decadas sem nunca ter deixado de cumprir com as suas obrigações. "É triste nós confiarmos o nosso dinheiro a um banco e depois perante estes acontecimentos pura e simplesmente lavam as mãos, mesmo quando se trata de uma cliente que nunca teve a conta a descoberto e que nunca falhou uma única prestação", diz.
Para além disso, Sandra Ferreira está chocada com a falta de humanização da instituição bancária. "Ninguém se preocupa se tenho dinheiro para dar de comer à minha filha ou à minha família, porque para o banco 2500 euros são umas migalhas, mas para mim é o resultado de muito trabalho todos os dias", lamenta.
Resta aguardar pela investigação entregue às autoridades, estando o caso a aguardar despacho do procurador adjunto do Ministério Publico.
No esclarecimento prestado à Rádio Terra Quente, o Montepio esclarece que a conta foi bloqueada devido à introdução, por três vezes, de codigos errados, o que pressupõe tentativa de Phishing, uma burla informática levada a cabo por desconhecidos.
O Montepio esclarece ainda que a análise do computador da visada só pode ser efetuada pelas entidades policiais. Por fim, nesta nota, a entidade bancária afirma que o dinheiro da cliente não será reposto porque a ocorrência não resultou de falha de segurança do Montepio.
[Fonte: Rádio Terra Quente]
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